|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

04.03.15  |  Diversos   

Estado deverá bancar internação de detenta classificada como semi-imputável

Denunciada pela prática, em tese, de roubo duplamente circunstanciado, com prisão preventiva decretada, a mulher passou por exame de sanidade mental que a classificou como semi-imputável. O Estado se insurgiu contra a medida.

A decisão de 1º grau que determinou ao Estado, de forma solidária com Município do oeste catarinense, o custeio de internação de uma detenta em casa de assistência psiquiátrica particular, sob pena de multa diária de R$ 1 mil, foi mantida pela 2ª Câmara Criminal do TJSC. A instituição indicada pelo juízo foi sugerida pelo Núcleo de Direitos Humanos da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça, após trabalho conjunto de diversos profissionais.

Denunciada pela prática, em tese, de roubo duplamente circunstanciado, com prisão preventiva decretada, a mulher passou por exame de sanidade mental que a classificou como semi-imputável. O Estado se insurgiu contra a medida, com base em dois argumentos: possibilidade de o Sistema Único de Saúde (SUS) oferecer o tratamento exigido, e desnecessidade de internação, com a possibilidade de tratamento ambulatorial. Ambos foram rebatidos pelo desembargador Getúlio Corrêa, relator da matéria. Inicialmente, disse, foram duas as tentativas de internação via SUS, frustradas justamente por falta de vagas. Por fim, acrescentou, o laudo psiquiátrico sobre a detenta indica expressamente a necessidade de submetê-la a internação.

"O direito à saúde (...) representa consequência constitucional indissociável do direito à vida. O Poder Público (...) não pode mostrar-se indiferente ao problema da saúde da população, sob pena de incidir (...) em grave comportamento inconstitucional", anotou o relator. A câmara destacou que o Estado só será respeitado se os cidadãos, ainda que processados, forem tratados com consideração, principalmente os dependentes de ajuda médica. A decisão foi unânime.

(Mandado de Segurança n. 2014.088736-4)

Fonte: TJSC

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro