|   Jornal da Ordem Edição 4.282 - Editado em Porto Alegre em 22.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

23.11.17  |  Advocacia   

ESA/RS lança projeto para promover poemas de advogados (as) gaúchos (as)

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Na noite de terça-feira (22), a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS lançou o projeto “Poemas Itinerantes”. A iniciativa tem como intuito apresentar poemas desenvolvidos por advogados (as), expondo-os nas salas da OAB/RS na capital e nas subseções do RS.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, abriu o evento, falando sobre a importância do ESA Cultural e salientou que a Escola da OAB/RS quer dar mais espaço para os advogados (as) exporem os seus poemas: “Queremos enaltecer e despertar a sensibilidade dos profissionais por meio da escrita de poemas. O lançamento do ESA Cultural atende também à pesquisa realizada pela OAB/RS e está no plano de Valorização da Advocacia”, ressaltou a dirigente.

Os coordenadores do projeto, os advogados Eduardo Medina Guimarães e Mariza Nonohay, destacaram o objetivo do “Poemas Itinerantes” e da importância da arte e da cultura para o ser humano: “A ideia principal é a de resgatar o lado artístico de cada advogado (a). As inscrições para o envio dos poemas estão abertas também para os familiares dos advogados. Os poemas ficarão disponíveis no site da ESA/RS, nas salas da OAB/RS e nas subseções do RS”, explicou Guimarães, que enfatizou que os poemas ficarão expostos por um período de dois a três meses, após esse prazo, todos os trabalhos trocarão de lugar, procedendo ao caráter itinerante de arte e abarcando um número cada vez maior de usuários e expectadores.  

 “Queremos que os (as) advogados nos enviem os seus poemas e participem desse projeto, para que as pessoas possam conhecer, não só a escrita forense, mas também o lado sensível da escrita dos profissionais”, ressaltou Mariza Nonohay.

Os interessados que queiram participar do projeto devem enviar os poemas para o e-mail: [email protected]

Para o lançamento da proposta, o jornalista Renato Martins foi o palestrante convidado, o qual falou sobre o tema “Luz, Câmera, Ação”. O jornalista trouxe exemplos de diversos filmes, inclusive de cunho jurídico, como “12 homens e uma sentença” e “A qualquer preço”, com o objetivo de trazer mais ideias e praticidade ao dia a dia profissional.

REGULAMENTO DE SELEÇÃO AO PROJETO POEMAS ITINERANTES

Regulamento /2017

1. Do Objeto

 1.1 Para incentivar a produção artística, divulgar trabalhos de advogados e/ou seus dependentes a ESA/RS promoverá exposição de poemas nas salas da OAB, localizadas nos Fóruns e Tribunais do Estado. Os trabalhos artísticos serão selecionados por uma Comissão Organizadora com base nas normas estabelecidas neste Edital.

2. Das inscrições

2.1 Para se inscrever, os interessados devem enviar email para [email protected] com arquivos em PDF (dos poemas) a serem expostos, em folha A4, tipo de fonte Times New Roman, tamanho da fonte 18, espaço 1,5. O corpo do e-mail deve conter nome completo, telefone e inscrição na OAB/RS ou a indicação do parentesco com o inscrito na Ordem -; devendo o campo assunto ser preenchido apenas com os dizeres "Projeto Poemas Itinerante”.

2.2 Podem ser enviados até dez poemas por participante.

2.3 Todos os participantes ao enviarem o e-mail com o material, estão escritos no projeto.

2.4 Apenas serão aceitas propostas enviadas por e-mail que atendam aos critérios citados acima.

2.5 Poderão participar autores de qualquer idade.

2.6 Aos autores selecionados será cedido o espaço para a exposição no Projeto, sendo totalmente organizada pela Comissão Administradora, não há premiação ou pagamento algum pela realização da mostra. Será conferido menção honrosa da ESA ao participante.

3. Da seleção das obras

3.1 As propostas inscritas serão analisadas por uma Comissão Organizadora e os autores selecionados serão contatados pela ESA.

3.2 A Comissão de Julgamento será soberana no que se refere à seleção.

4. Das exposições dos Poemas no Projeto

4.1 Os poemas serão afixados nos espaços das Salas da OAB-RS na Capital.

4.2 A ESA ficará responsável pela montagem e desmontagem da exposição.

4.3 No que diz respeito ao material, os poemas serão impressos pela ESA/RS.

4.4 Os trabalhos expostos não podem ser comercializados, fotocopiados ou divulgados por terceiros.

4.5 Dentro do site da ESA será divulgado o nome dos autores participantes, com material informativo sobre o autor e as obras expostas. O texto será elaborado pelo próprio escritor(a), com no máximo vinte linhas e poderá ser editado pela comissão.

5. Da responsabilidade do autor

5.1 Entregar o material das obras em meio digital (e-mail), conforme descrito no item (2. deste regulamento)

 5.2 O autor, no ato da inscrição, reconhece e declara serem originais as obras apresentadas, sendo de sua inteira responsabilidade os Direitos/Deveres sobre a obra produzida

5.3 O autor selecionado concede à ESA/RS o direito de uso de imagem das obras para fins de divulgação.

6. OBSERVAÇÕES GERAIS 6.1 Em caso de desistência do autor inscrito no projeto, este deverá fazê-lo por e-mail da mesma forma que a inscrição a fim de que possa ser substituído por outro. 6.2 Informações gerais sobre o programa de exposições poderão ser obtidas no site

6.3 Casos não previsto neste regulamento, serão decididos pela Comissão Organizadora de forma soberana.

6.4 O período de inscrições é de 01/12/2017 a 31/05/2018 e serão disponibilizados no site a medida que forem aprovados pela Comissão Organizadora da ESA Cultural.

 Porto Alegre, 21 de novembro de 2017.

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro