|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

31.08.18  |  Advocacia   

ESA/RS comemora 33 anos de história de renovação e de aperfeiçoamento à advocacia gaúcha

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Foto: Lucas Pfeuffer - OAB/RS

Nesta segunda-feira (03), A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS) comemora 33 anos de história de ensino e de aperfeiçoamento da advocacia gaúcha. A ESA é a Escola mais antiga entre as seccionais da OAB, e, desde a sua fundação, foram realizadas atividades constantes de capacitação de advogados (as) e de estudantes como: cursos, palestras, grupos de estudos, seminários, congressos, além de inovações na área de ensino.

Foi pensando na formação qualificada dos profissionais que a ESA/RS iniciou o seu primeiro curso de aperfeiçoamento, em Direito Penal, no qual havia 128 inscritos. De lá para cá, muitas atividades fizeram parte dessa história. De 2016 até o momento, a Escola obteve mais de 120 mil participações de advogados (as), estudantes de Direito e de pessoas interessadas nos temas jurídicos.

Para o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, os 33 anos da ESA/RS marca um período de mudança e de renovação do conhecimento jurídico. De acordo com o dirigente da seccional, as comemorações de aniversário iniciaram há quatro meses com a inauguração da nova estrutura da Escola, o OAB/RS Cubo: “A ESA é a casa do advogado e da advogada, da inovação e do conhecimento profissional. E essa conquista é sinal do espírito que o sistema OAB mantém, o de atender a todos da melhor maneira. Desde seu início, a ESA une a cultura e o saber jurídico, e é assim, com essa união, que queremos ir adiante para mais 33 anos”, ressaltou.

O início

Em 1985, ano em que o país se preparava para elaborar um novo texto constitucional, a ESA/RS nascia no momento em que a democracia e a liberdade eram redescobertos. Foi neste período, por iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção do Rio Grande do Sul, que foi criada a primeira Escola Superior de Advocacia do Brasil, destinada a centralizar e coordenar, na condição de Departamento Cultural do Conselho Seccional, as atividades culturais da entidade, por meio da realização de cursos e diversas atividades que focassem a elevação do nível cultural dos (as) advogados (as) gaúchos (as).

A ESA/RS é pioneira, não só apenas por ser a primeira Escola Superior de Advocacia entre as seccionais da OAB, mas, sobretudo por ter sido a primeira a ser liderada por uma mulher. Ellen Gracie Northfleet dirigiu a Escola de 1986 até 1987 e atualmente é ex-ministra do Superior Tribunal Federal (STF). Após 33 anos, ela, a primeira mulher também a integrar o STF, dará uma Aula Magna no dia 03/09 no OAB/RS Cubo. Na ocasião, a advocacia gaúcha terá a oportunidade de ouvir sobre a criação e a importância da Escola Superior de Advocacia. O evento será o primeiro entre as diversas ações de comemoração que a Escola prepara para marcar o seu aniversário.

Gracie lembrou que, naquela época, foi realizado um curso de informática para advogados, pois entendia que era importante o uso da tecnologia para tornar mais eficiente o exercício da profissão: “A ESA surgiu com a intenção de formatar determinados cursos destinados especialmente ao advogado (a), que tem fome de se aperfeiçoar e que precisava fazê-lo com a rapidez que o mercado exigia”, recordou.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, enfatizou que é uma honra estar dirigindo a Escola em um período em que houve e há inúmeras conquistas para os advogados e advogadas do RS: “Fico feliz em poder fazer parte dessa história, sobretudo porque crescemos muito em número de alunos, de cursos de aperfeiçoamento, de tecnologia e, é claro de estrutura, que é o OAB/RS Cubo. Sempre tivemos preocupados com a formação de qualidade do profissional, e isso será sempre uma constante. Queremos o melhor e vamos fazer o melhor para a advocacia do nosso Estado”, salientou a diretora.

Atualmente, a ESA/RS está localizada no OAB/RS Cubo e conta com um corpo docente qualificado, materiais de qualidade, uma biblioteca com mais de 10 mil livros, salas de aula e um auditório amplo.

ESA/RS

A ESA/RS está localizada em frente ao Foro Cível de Porto Alegre e conta com:

•            Cursos Regulares de Línguas;

•            Sete salas de aula;

•            Auditório com 350 lugares;

•            Grupos de Estudos em parceria com as Comissões da OAB/RS;

•            Cursos de Capacitação em diversas áreas do Direito – encontros quinzenais;

•            Cursos e Seminários de aperfeiçoamento;

•            Cine ESA (Filmes exibidos quinzenalmente na sede da ESA, gratuitamente);

•            Cursos Telepresenciais (Parceria entre OAB/RS, ESA e AASP – exibidos na sede de Porto Alegre e em diversas Subseções);

•            ESA virtual (mais de 80 vídeos de cursos gravados e disponibilizados no site www.oabrs.org.br);

•            Palestras presenciais nas subseções da OAB/RS;

•            Biblioteca Dr. Júlio Teixeira (Localizada no 6° andar na sede da OAB/RS, conta com um acervo de mais de 10 mil obras para consultas e empréstimos aos advogados);

•            Cursos via Internet.

 

Os horários de funcionamento são de segunda-feira a sexta-feira: OAB Serviços – 9 às 18 horas; Escola Superior de Advocacia – das 9 às 18 horas e das 19 às 22 horas;

 

EX-DIRETORES

1986 - ELLEN GRACIE NORTHFLEET

1987 - ARAKEN DE ASSIS

1988 - LUIZ FELIPE LIMA DE MAGALHÃES

1989 - ORLANDO DE ASSIS CORRÊA

1990 - LUIZ FELIPE LIMA DE MAGALHÃES

91/92- DARCLÊ DE OLIVEIRA CRUZ

93/97- MARIA APARECIDA ARTIOLI MORETTO

1998 - MARIA HELENA CAMARGO DORNELLES

2001/2003 - ANTÔNIO MARIA ISERHARD

2004/2005 , 2007/2009 e 2010/2012 – ALEXANDRE LIMA WUNDERLICH

2013/2015 - RAFAEL BRAUDE CANTERJI

 

Vanessa Schneider
Jornalista MTE 17.654

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro