|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

13.03.18  |  Advocacia   

Em breve, sistema INSS Digital beneficiará advocacia gaúcha

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Foto: Vanessa Schneider - OAB/RS

Após a assinatura do convênio entre a OAB/RS e o INSS, no dia 22 de janeiro, para a implantação da plataforma INSS Digital, a OAB/RS dá prosseguimento ao projeto.  No início da manhã desta quinta-feira (08), o presidente da Comissão Especial de Previdência Social (CEPS), Alexandre Triches, e a chefe da Divisão de Benefícios da Gerência Executiva do INSS em Porto Alegre, Daniela Leão Oliveira, estiveram reunidos para orientar e capacitar os colaboradores da OAB/RS para que possam utilizar, futuramente, a plataforma digital. A reunião ocorreu na secretaria-geral da seccional gaúcha. O INSS Digital consiste em transformar a tramitação de processos em papel para o meio digital, em um modelo semelhante ao eproc.

“Estamos dando o devido encaminhamento ao projeto, o mais breve possível, pois a implantação do INSS Digital é uma conquista que vai beneficiar diretamente advogados (as) e cidadania, e, principalmente, é uma sinalização do respeito à OAB e às prerrogativas dos advogados”, frisou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ao reiterar que a medida atende a alguns dos principais itens do Plano de Valorização da Advocacia, que vem sendo praticado pela sua gestão.

Hotsite está em fase final de testes

O tesoureiro da OAB/RS, André Luís Sonntag, esclareceu que o hotsite para o cadastramento dos advogados no INSS Digital está em fase final de testes e destacou que, muito em breve, os profissionais poderão fazer a solicitação pelo site da OAB/RS: “A seccional gaúcha não está medindo esforços para colocar essa facilidade no ar. O advogado fará seu pedido de habilitação no sistema do ISS diretamente no site da OAB, através de formulário próprio que estará disponível na plataforma da OAB/RS", explicou.

"Estamos em fase final de testes, em breve, o sistema estará disponível para advocacia gaúcha”, garantiu Sonntag, que ainda destacou: “a OAB está ampliando o parque tecnológico para os advogados, com aumento de computadores e scanners, além de melhoria nas bandas de internet nas salas de fóruns da capital através de fibra óptica”, disse.

Presidente da Comissão Especial de Previdência Social, Triches salientou que ainda haverá outros encontros para oferecer treinamento quanto ao uso da plataforma: “Vamos ter outras reuniões para tratar sobre o tema, bem como outros treinamentos e orientações por parte do INSS, para que possamos manusear a ferramenta”, disse. “Após a plataforma entrar no ar, vamos ter mais agilidade ao realizar os procedimentos como: envio de requerimentos de benefícios, protocolo de petições, acompanhamento de processos e resultados, cálculo do tempo de contribuição, enfim, tudo que fazíamos de forma presencial, faremos de maneira virtual”, salientou.

Durante a capacitação, a chefe da Divisão de Benefícios da Gerência Executiva do INSS em Porto Alegre disse que a expectativa quanto ao acordo com a OAB/RS é positiva, pois “esperamos atender as demandas dos advogados e também resolver as demandas do INSS, ou seja, melhorar o atendimento ao público, diminuir o tempo na agenda e o tempo de análise do processo”, falou Daniela.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro