|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.04.16  |  Consumidor   

Devolução em dobro para cliente que sofreu em busca de cerrar contrato de internet

A 4ª Câmara Civil do TJSC manteve sentença da Comarca da Capital que condenou empresa provedora de internet ao ressarcimento em dobro de valores cobrados irregularmente de um cliente que já havia solicitado o encerramento do contrato. O consumidor contou que, depois de assinar o serviço da empresa, percebeu que já tinha um plano de internet com outra prestadora.

De imediato, buscou cancelar o acerto com a apelante, em iniciativa que se mostrou infrutífera por longos meses. Mais tarde, a provedora até concordou em devolver os valores indevidamente cobrados, mas não cumpriu o acordo. Em apelação, a empresa alegou que disponibiliza várias formas de cancelamento de serviços, desde meio virtual até central telefônica de atendimento ao cliente, de forma que não haveria justificativa para o consumidor não lograr êxito em seus contatos.

O desembargador Eládio Torret Rocha, relator da matéria, não obstante tal argumentação, centrou sua decisão no fato do cliente não ter alcançado seu objetivo, daí a obrigação ao ressarcimento. "Portanto, inafastável, na hipótese, o cabimento da devolução em dobro da quantia abatida da conta-corrente do apelado, porquanto comprovada a cobrança indevida e o respectivo desconto automático de valores mesmo após inúmeras tentativas de cancelamento, bem como porque não há qualquer prova, nem sequer alegação, acerca de engano justificável pela apelante", concluiu o magistrado.

A câmara apenas reformou a sentença para deixar de reconhecer danos morais, pois entendeu que o autor não passou por abalo anímico passível de indenização. A decisão foi unânime.

(Apelação Cível n. 2015.053159-4)

Fonte: TJSC

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro