|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

16.03.20  |  Diversos   

Conselho Pleno aprova criação do Dia Estadual de Defesa das Prerrogativas da Advocacia

O dia 12 de dezembro terá um novo significado para a advocacia gaúcha. A partir de 2020, esta data será lembrada como o Dia Estadual de Defesa das Prerrogativas da Advocacia. A proposição partiu do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e foi aprovada, por unanimidade, pelo Conselho Pleno na tarde desta sexta-feira (13). Foi o primeiro encontro dos conselheiros seccionais deste ano.

A escolha da data tem um significado marcante: foi em 12 de dezembro de 2018 que o advogado Itomar Espíndola Dória, de 60 anos, foi assassinado no exercício profissional dentro do seu escritório no município de Taquari, no Vale do Taquari. “Ele estava exercendo sua atividade em defesa da cidadania dos seus clientes. Não temos como deixar esse fato cair no esquecimento”, destacou Breier.

O presidente da OAB/RS salientou que as autoridades policiais vêm fazendo um trabalho intenso em busca do autor dos disparos, que invadiu o escritório em horário de trabalho, e dos mandantes envolvidos nesse brutal crime. “Vamos seguir acompanhando e cobrando respeito ao grande profissional que foi Itomar Dória”, complementou Breier.

A viúva do advogado, Maria Cristina Corrêa Doria, e os filhos Bruno e Gabriel estiveram presentes à sessão do Conselho Pleno. Muito emocionados, eles agradeceram as homenagens recebidas e também a solidariedade dispensada pela OAB/RS: “Itomar Doria foi um homem dedicado aos seus afazeres. A criação da data é importante para relembrar o fato e para que não se esqueça. Essa data passa a ter um significado maior”, destacou Gabriel.

Falando em nome da família, Gabriel fez questão de agradecer o apoio recebido da presidente e do vice-presidente da subseção de Taquari, Maricel Pereira Lima e Carlos Alberto Pereira de Souza; do presidente Ricardo Breier e do então presidente da OAB Nacional Claudio Lamachia. “Foi um apoio muito importante que recebemos após o crime. Agora, não vou conseguir expressar em palavras a dor do luto”, complementou Gabriel.

Após a manifestação do filho, todos os conselheiros aplaudiram de pé o discurso de Gabriel. O outro filho do advogado, David, não conseguiu estar presente à reunião do Conselho Pleno.

Falando em nome da subseção de Taquari, Carlos Alberto Pereira de Souza destacou o trabalho relevante de Itomar Doria para a cidadania de toda a região em que atuava.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro