|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

02.10.15  |  Consumidor   

Companhia de saneamento é condenada a revisar conta 20 vezes superior à média de consumo

A autora ajuizou ação no intuito de desligar o hidrômetro de seu imóvel e obter a revisão de uma conta que teve um aumento fora do normal, muito acima do seu padrão de consumo. Segundo ela, o aumento teria ocorrido por problemas técnicos não resolvidos pela Companhia de Saneamento.

A sentença que condenou a Companhia de Saneamento Ambiental do DF – CAESB a revisar conta abusiva da autora, bem como a desligar o relógio que registra o fornecimento dos serviços de água e esgoto para o imóvel, foi mantida pela 4ª Turma Cível do TJDFT, por unanimidade.

A autora ajuizou ação no intuito de desligar o hidrômetro de seu imóvel e obter a revisão de uma conta que teve um aumento fora do normal, muito acima do seu padrão de consumo. Segundo ela, o aumento teria ocorrido por problemas técnicos não resolvidos pela Companhia de Saneamento.

A ré apresentou defesa onde defendeu o valor cobrado, alegando que, em vistoria realizada no hidrômetro, não teria sido detectada nenhuma evidência de vazamento que pudesse justificar a alteração de consumo.

A sentença proferida pelo Juízo da 7ª Vara de Fazenda Pública do DF julgou procedentes os pedidos e determinou a revisão do valor da fatura indicada, por meio da média referente aos 6 meses anteriores, e o desligamento dos serviços de água e esgoto no imóvel objeto da ação.

Os desembargadores entenderam que a diferença na cobrança era muito grande, vinte vezes mais do que a média dos meses anteriores, e que isso demonstrava que havia algo de errado na cobrança: “A fatura de consumo de água, na residência da autora, relativa ao mês de novembro de 2013, foi vinte vezes superior à média dos meses anteriores. Essa gritante disparidade evidencia anomalia que atrai para a ré o ônus de comprovar o efetivo consumo extraordinário pelo usuário, o que poderia ser feito com a comprovação da regularidade dos seus serviços, mais especificamente, da leitura do hidrômetro, mormente porque reconheceu, na contestação, que o volume registrado ultrapassou o consumo estimado para o imóvel”.

Processo: APC 2013 01 1 176526-6

Fonte: TJDFT

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro