|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.09.07  |  Trabalhista   

Companhia aérea é condenada a pagar adicional de periculosidade a mecânico

A 10ª Câmara do TRT da 15ª Região negou provimento a recurso ordinário da Tam Linhas Aéreas no tocante ao adicional de periculosidade, conquistado por um mecânico de aeronaves, conforme sentença proferida pela 1ª Vara do Trabalho de São Carlos. A votação foi unânime.
A reclamada sustentou que João Augustos Menezes de Oliveira não mantinha contato com produtos inflamáveis, porque suas atividades não seriam realizadas na área destinada ao abastecimento dos aviões.

No entanto, a perícia revelou que, embora o reclamante não exercesse função especificamente relacionada ao abastecimento e esvaziamento dos tanques de combustíveis, integrava a equipe que realizava o esvaziamento para possibilitar a manutenção das aeronaves.

“Tratando-se de atribuição inerente à função desempenhada, inegável o trabalho em condições de risco acentuado, diante da convivência contínua com o agente perigoso, ainda que de forma intermitente”, concluiu em seu voto o juiz Fernando da Silva Borges, relator da matéria. Para a Câmara, as atividades desenvolvidas pelo mecânico estão enquadradas no item 3 do Anexo 2 da NR-16 da Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego, assegurando ao trabalhador, por conseguinte, o direito ao adicional de periculosidade.

Insegurança

O perito nomeado pelo juiz de primeira instância apurou que a manutenção das aeronaves era feita muitas vezes com o tanque de combustível parcialmente cheio. O profissional esclareceu ainda que, em todas as operações de abastecimento ou desabastecimento dos aviões que passavam por manutenção, sempre estava presente um mecânico da companhia, para acompanhar o serviço, o que inclui engatar e desengatar a mangueira de abastecimento.

Era de uma dessas equipes de mecânicos que fazia parte o autor da ação. Embora não tenha sido possível ao perito atestar com precisão a freqüência em que ocorriam essas operações, uma vez que a empresa não apresentou qualquer registro a respeito, ele assegurou que a prestação de serviços nessas condições se dava inúmeras vezes, ainda que não de maneira contínua.

No entendimento do juiz Borges, o artigo 193 da CLT, ao exigir o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado, para que o trabalhador faça jus ao adicional de periculosidade, refere-se a atividade ou operação desenvolvida pelo empregado enquanto perdurar a relação de emprego, “não dizendo respeito à integralidade da jornada de trabalho”. Assim, a expressão "contato permanente” contida no artigo, entende o magistrado, diz respeito ao contato habitual, freqüente, ainda que as condições de perigo ocorram de modo intermitente, por breve espaço de tempo no curso da jornada, “posto que a ocorrência de infortúnio é imprevisível, podendo ocorrer em uma fração de segundo”. (Proc. nº 1257-2004-008-15-00-0 RO)

.................
Fonte: TRT da 15ª Região

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro