|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

11.04.19  |  Advocacia   

De colega para colega: Breier visita escritórios de advocacia em Porto Alegre e em Alvorada

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: João Vítor Pereira - OAB/RS

O Projeto De Colega para Colega iniciou durante a gestão 2016-2018, e foram realizadas 120 visitas aos escritórios de advocacia do Rio Grande do Sul. Para a próxima gestão do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, o objetivo será o de visitar mais de 300 escritórios.

Na tarde de quarta-feira (10), Breier deu continuidade ao projeto e esteve acompanhado do coordenador-geral do Projeto De Colega para Colega, Rodrigo Cassol Lima. A iniciativa faz parte do Plano de Valorização da Advocacia que, entre seus itens, tem como uma de suas prioridades a aproximação entre a entidade e a advocacia.

O presidente da Ordem gaúcha enfatizou a importância desses encontros, que tornam o projeto “De colega para colega” importante para a advocacia gaúcha. “Os advogados do Rio Grande do Sul precisam saber que eles têm uma Instituição que fala por eles. Por isso, faço questão de ir a esses encontros e conversar com cada um e cada uma”. Além disso, Breier apresentou o Plano de Valorização da Advocacia 2, bem como o trabalho das comissões e da Ordem. “A seccional está sempre de portas abertas para ouvir as demandas da advocacia”, lembrou. Na mesma linha, o coordenador do Projeto de Colega Para Colega, destacou que a mudança na advocacia torna necessária uma aproximação mais intensa com os colegas: “É necessário esse contato para que possamos ter, cada vez mais, conquistas para a advocacia gaúcha”, pontuou.

Na visita ao advogado, Eduardo Pivetta Boeira, ele contou que, quando iniciou, atuou por dois anos na área cívil. Atualmente, ele realiza o sonho de trabalhar na área criminal e tem um escritório na sua própria casa: "Migrei para a advocacia criminal de pequeno porte, em que exerço um trabalho mais artesanal e já são praticamente 12 anos sozinho nessa advocacia”, relatou. Para Boeira, a presença do presidente da seccional no escritório dele é importante para a troca de ideias e fortificação da relação entre os advogados e a Instituição: “Estou muito satisfeito de receber a presença do presidente da OAB/RS, que tanto nos orgulha com o seu trabalho. Estarei sempre à disposição para fornecer ideias e também fortalecer a advocacia e a sociedade em geral”, finalizou.

Em mais uma visita na capital gaúcha, Breier conversou com a advogada Cíntia Dorneles sobre a tabela de honorários advocatícios: “Nessa concorrência, muitos colegas acabam baixando os seus preços para conseguir atrair clientes, enquanto há profissionais respeitando os valores da tabela de honorários. Não podemos vulgarizar a nossa profissão”, afirmou.

Em Alvorada, Breier visita a jovem advogada e o decano da cidade

Após as visitas em Porto Alegre, o dirigente da seccional gaúcha visitou mais dois escritórios em Alvorada, região metropolitana, de Porto Alegre. O presidente da subseção de Alvorada, Valmor de Freitas Junior, também esteve presente a essas visitas.

Na ocasião, Breier visitou o advogado com a inscrição mais antiga, Egelberto João Rieger (OAB/RS 15.451), o qual também foi o primeiro presidente da subseção de Alvorada, em 1989. Breier ressaltou a importância da aproximação com a advocacia: “Faço questão de encontrar os decanos em todas as cidades que tenho ido fazer essa aproximação. Nesses diálogos, tenho extraído muita sabedoria, muitas sugestões e trocando ideias, e assim encontramos grandes proposições, que nos levam a melhores planos de gestão". 

Rieger, que trabalha há mais de 38 anos, e que fundou a subseção da cidade, deixou um recado aos jovens profissionais: “Digo a todos os advogados que estão iniciando a carreira que é preciso ter muita coragem e independência na nossa profissão”.

Jovem advogada

Logo após, Breier foi até o escritório da advogada, Juliana Marques Bernardino (OAB/RS 113.465), que prestou compromisso em agosto de 2018. O dirigente apresentou a lei de isenção de custas e falou da importância de estar em contato com a Ordem e de buscar a informação sobre os serviços que a OAB/RS oferece.

A advogada salientou que “essa aproximação é fundamental e estimula os jovens advogados, principalmente quem está abrindo um escritório”. Ela frisou também que ficou “extremamente lisonjeada e honrada com a visita”.

Texto: Vanessa Schneider, João Vítor Pereira e Renata de Mattos
Fotos: Sergio Trentini
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro