|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

08.04.08  |  Advocacia   

CFOAB defende o Quinto Constitucional

O corregedor nacional de Justiça do CNJ e vice-presidente do STJ, o ministro César Asfor Rocha classificou o Quinto constitucional como "absolutamente democrático". Asfor Rocha ainda disse que o sistema é bom, e não precisa sofrer nenhuma modificação.

As afirmações foram feitas no domingo (06), na abertura do seminário "O Quinto Constitucional e a Promoção da Justiça", coordenado pela secretária-geral do CFOAB, Cléa Carpi da Rocha, atual presidente da Comissão Especial do Quinto Constitucional.

Cléa Carpi inclusive criticou, na última segunda-feira (07), os magistrados que vêm se posicionando contra o Quinto Constitucional. Segundo ela, a Associação dos Magistrados Brasileiros está fazendo grandes pressões no Congresso Nacional pela aprovação de alterações no Quinto Constitucional dentro da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) n° 128, que é rechaçada nesse aspecto pela OAB. 

Para Asfor Rocha, o magistrado oriundo do Quinto "traz uma contribuição importantíssima, pela visão diferente que ele tem, pela sua multivivência jurídica, com relação ao magistrado de carreira". Ele considera o sistema do Quinto previsto na CF absolutamente democrático, não havendo razões para que sofra alguma modificação ou até sua extinção. "Esse modelo traz grandes contribuição para o Poder Judiciário nacional", concluiu Asfor Rocha.

A Comissão Especial do Quinto Constitucional tem como objetivo fortalecer a luta em defesa desse mecanismo constitucional, que tem sofrido ameaças de segmentos da magistratura. Cléa Carpi afirmou que a PEC 128, ao pretender modificar o sistema constitucional para acesso aos tribunais, "representa uma investida muito grave da qual a OAB não pode se descuidar".



.............
Fonte: CFOAB


Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro