|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.02.08  |  Advocacia   

CFOAB afirma que Lei de imprensa estava na contramão da Constituição

A decisão do ministro Carlos Ayres Britto, do STF, de suspender a validade de vários artigos da Lei de Imprensa, editada durante o período da ditadura militar foi comentada pelo presidente do CFOAB, Cezar Britto.
 
Para o dirigente, a Lei de Imprensa estava na contramão da Constituição Federal. “Ao romper com o entulho autoritário do regime militar, a Constituição quis privilegiar a liberdade de expressão como um antídoto eficaz contra todo o sistema de exceção”, explicou Britto.
 
A Lei de Imprensa contém dispositivos considerados inibidores da liberdade de expressão e impõe pena mais grave do que o Código Penal a jornalistas condenados por calúnia, injúria e difamação, por exemplo.

A norma punia a profissão ligada ao jornalismo da forma mais dura do que qualquer outra profissão, o que era um contra-senso. O reconhecimento de que a Lei de Imprensa não foi recepcionada pela Constituição Federal é, sem dúvida, uma boa contribuição do STF à causa da democracia”, afirmou o presidente nacional da Ordem.
 
A decisão com relação à Lei de Imprensa foi dada pelo ministro na concessão parcial de liminar em Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental ajuizada pelo PDT. Com isso, decisões judiciais tomadas com base nos artigos dessa lei ficaram paralisadas até o julgamento do mérito da ação, que ainda não tem data para ocorrer. 



..........
Fonte: CFOAB

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro