|   Jornal da Ordem Edição 4.280 - Editado em Porto Alegre em 18.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

17.06.19  |  Advocacia   

Breier apresenta palestra sobre Inteligência Artificial na 24ª Jornada Internacional de Direito, em Gramado

Foto: Sérgio Trentini - OAB/RS

Foto: Sérgio Trentini - OAB/RS

Foto: Sérgio Trentini - OAB/RS

Foto: Sérgio Trentini - OAB/RS

Foto: Sérgio Trentini - OAB/RS

Foto: Sérgio Trentini - OAB/RS

Foto: Sérgio Trentini - OAB/RS

O município de Gramado, na Região das Hortênsias, está recebendo um dos mais tradicionais e importantes eventos do Direito no Rio Grande do Sul e no Brasil. Na sexta-feira (14) e sábado (15), na ExpoGramado, está sendo realizada a 24ª Jornada Internacional de Direito, reunindo grandes palestrantes e centenas de acadêmicos. É considerado o maior evento jurídico do Sul do Brasil, atraindo mais de 1.100 inscritos a cada edição.

Na tarde desta sexta-feira (14), um dos palestrantes convidados foi o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier. Falando para um auditório lotado, ele abordou a questão da Inteligência Artificial (IA), um dos temas mais inquietantes para a advocacia. “Nas minhas visitas por todo o Estado, advogados e advogadas de todas as faixas etárias fazem questionamentos sobre como será o nosso papel no futuro. Observo que esse tema preocupa, e já há algum tempo a Ordem trabalha fortemente com essa realidade”, destacou.

No encontro em Gramado, Breier apontou os pontos positivos e contrários da IA à advocacia. Segundo ele, há um muro cultural entre a nova tecnologia e a advocacia. Para o presidente da OAB/RS: “O universo jurídico tem que superar a si mesmo e encarar a mudança das tecnologias. O advogado precisa entender e vencer a barreira cultural. E como vencer? A resposta é: com o conhecimento. Temos que buscar entender as tecnologias”, apontou.

Breier destacou uma série de iniciativas que a Ordem vem realizando no sentido de capacitar a advocacia, que deve estar preparada para novos desafios. “Temos que nos atualizar para fazer parte deste mecanismo como agente ativo, e não passivo”, afirmou. Ele lembrou que em outras áreas essas transformações também aconteceram, e que os profissionais qualificados aproveitaram as oportunidades criadas.

O dirigente ainda lembrou que, em abril deste ano, foi realizado o III Congresso Internacional da Escola Superior de Advocacia do Rio Grande do Sul (ESA/RS), que teve como temática: Inteligência Artificial (IA), Advocacia e Processo. O Congresso foi o primeiro no País a discutir Inteligência Artificial no Direito. “Precisamos avançar para mostrar a relevância do trabalho da advocacia. Embora se saiba o potencial de alcance de novidades tecnológicas, é preciso estar atento a armadilhas ou supostas facilidades. O mundo jurídico não pode ser resumido a um simples apertar de teclas”, complementou.

Durante o evento, quem também apresentou palestra, nesta sexta-feira (14), foi o advogado Eduardo Lemos Barbosa. Ele falou sobre "Indenizações no Mundo. Novos Danos”.

Texto: Martin Behrend
Fotos: Sergio Trentini
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro