|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

03.04.18  |  Advocacia   

Brasil Liberta-te: “A informação é a chave da mudança, nós vamos trabalhar para informar bem os cidadãos”, afirma Breier em Aula Magna da universidade URCamp

“Qual é o papel da OAB em tempos de crise?”, questionou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, na abertura da aula magna do curso de Direito da URCamp. “Em outro momento de crise que nosso país viveu, foi papel da OAB ajudar na recuperação da democracia, através do movimento Diretas Já. Talvez, agora, o papel da Ordem não seja o de recuperar a democracia, mas o de salvar o Brasil”, sentenciou para o auditório lotado de estudantes, advogados, presidentes de subseção e conselheiros da região.

O discurso do dirigente da seccional foi direcionado para o tema “Brasil Liberta-te!”, e teve o intuito de apresentar a contribuição da Ordem em um momento delicado na história do país: “A representatividade da cidadania deve estar em nossa pauta, tanto quanto as prerrogativas do advogado”, disse.

Breier abordou, portanto, o panorama histórico do Brasil e enumerou as falhas estruturais que o sistema político apresenta: “Não queremos conflito, nós queremos alertar. Frente ao Brasil escravizado e ao risco de perder a democracia, nosso papel é um só: informar o cidadão. A informação é a chave da mudança”, asseverou o presidente. “Levaremos adiante essa máxima: Brasil, liberta-te, pois ainda estamos escravizados”, complementou.

Sonhar é importante para concretizar

“Como nossos antecessores brigaram pela redemocratização, nós vamos brigar para salvar o Brasil. Dizem que a OAB é sonhadora, mas, levando isso em conta, sou testemunha dos sonhos que o presidente Lamachia tinha quando assumiu a Ordem. Hoje, realizamos esses sonhos”, pontuou.

Convidou, por fim, todos a ficarem atentos à campanha Vote Consciente, a ser lançada em abril em conjunto com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil: “Afinal, se não mudarmos o panorama nas eleições, nós não teremos saída. Não podemos mais deixar apenas os partidos políticos fazerem política, é a sociedade que deve fazer política” finalizou Breier.

O presidente da OAB nacional, Claudio Lamachia, fez coro à fala do dirigente da seccional gaúcha: “Em nenhum momento a OAB calou-se diante dos desmandos da república, e tivemos muitos desafios ao longo desse período. Mas quero dizer a cada uma das senhoras e a cada um dos senhores que esse desafio será levado a cabo, com toda a responsabilidade que nós, gaúchos e gaúchas, temos”, disse.

O Conselheiro Estadual e ex-presidente da subseção de Bagé da OAB/RS, Jorge Fara, destacou o orgulho de ser filho desta casa, referindo-se à universidade URCamp. Disse, então, ao presidente Ricardo Breier, “o quanto nos é grato estar sob seu comando. A advocacia gaúcha é grata pelo seu trabalho, por sua dedicação e pelos seus princípios de transparência na gestão da Ordem. É nos aproximando de pessoas com seu valor que abastecemos nosso coração de energia para fazer esta cruzada que fazemos em nome da Ordem, em defesa das prerrogativas e em defesa do Estado Democrático de Direito”, declarou.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro