|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.11.07  |  Advocacia   

Assassino de ex conselheiro da OAB tem mandado de prisão expedido

O STF determinou que fosse expedido o mandado de prisão para o delegado de polícia Luiz Gonzaga Batista Junior, que assassinou o advogado Paulo Coelho Pereira, em 1993, momentos depois que este fez seu discurso de posse no Conselho da OAB de Roraima. O delegado foi condenado a 16 anos e seis meses de prisão.

Em abril de 2007, a Corte confirmou a condenação de Batista Junior ao analisar a Ação Originária, que era proposta em favor do delegado. Os ministros, assim, só acolheram argumentos pela redução da pena imposta, de 17 anos de prisão. O relator, o ministro Joaquim Barbora, ponderou uma a uma as alegações feitas pela defesa na época.

Barbosa afastou todas as supostas ilegalidades que encontrou no processo e, junto com a maior parte dos demais ministros, avaliou que o intuito do embargo era alterar uma decisão já tomada pelo Supremo no início do ano. Como o recurso também tinha a intenção de adiar o processo, foi proposta a imediata expedição do mandato de prisão. Para o ministro Carlos Alberto Menezes Direito, o que a defesa quer é reexaminar a matéria já discutida pelo Supremo.

Também foi analisada a Ação Originária (AO 1047) em favor de Luiz Antônio Batista, irmão de Luiz Gonzaga Batista Junior, condenado pelo mesmo crime. (AO 1046)

...............
Fonte: Conselho federal

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro