|   Jornal da Ordem Edição 4.265 - Editado em Porto Alegre em 27.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

24.10.19  |  Advocacia   

Artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, publicado na Zero Hora desta quinta-feira (24): Vamos dialogar?

Vamos dialogar?

O Rio Grande do Sul não consegue se viabilizar, muito em virtude de tantas divisões. Vivenciamos décadas de confrontos, cisões, imposições e sabotagens ao diálogo convergente.

Neste contexto bélico e de indisposições, o Estado e suas lideranças não conseguem avançar em pautas indispensáveis para o bem-estar da sociedade. Tal afirmativa comprova-se pela realidade de insucessos. Vejamos: o RS vem perdendo qualidade de vida e protagonismo. Regredimos na educação, intimidamos investidores e afastamos empreendedores.

É inquietante que, diante de tal realidade, muitas lideranças e representantes de setores vitais dos Poderes não se desarmem em busca de soluções maiores, para eles próprios, mas principalmente para a sociedade.

Usar do exercício do bom diálogo como ferramenta é indispensável para viabilizar as aguardadas e urgentes soluções públicas. Até quando seguiremos pela via caótica do duelo de interesses únicos, distantes dos da coletividade? Os cidadãos gaúchos estão em pelegos de analistas de Bagé, é isso?

A escassez de recursos é real em grande parte pelos erros de gestões administrativas do passado. O que aguardamos na desejada nova postura política circula inexoravelmente pela busca de diálogos convergentes. Em uma democracia, impor o que precisa ser feito não viabiliza os processos. Os interesses corporativos, individuais e político-partidários precisam abrir espaço para um olhar destinado a todos nós - indistintamente.

A OAB/RS tem como uma de suas bandeiras a defesa dos direitos e do bem comum do cidadão. Uma de nossas posturas sempre foi, e é, a busca incansável pelo diálogo. O RS precisa mais do que nunca de uma linha construtiva de diálogo, que invista na aproximação das suas instituições e, principalmente, na consonância das mentes de seus líderes.

Historicamente, aqueles que em seus ciclos de poder patrocinam cizânia e apoiam distantes relações institucionais são os mesmos que ao final de seus ciclos creditam seus fracassos em ações importantes aos outros. O resultado de um diálogo nunca será a consolidação de antagonismos, mas sim a criação de um caminho harmônico, necessário a todo e qualquer estado e sociedade. Então, vamos dialogar?

Ricardo Breier
Advogado e presidente da OAB/RS
[email protected]

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro