|   Jornal da Ordem Edição 4.281 - Editado em Porto Alegre em 19.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

29.04.19  |  Advocacia   

Após três meses do desastre em Brumadinho, Cinedebate discute o documentário “Dossiê Viventes” na sede da OAB/Cubo/ESA

Na quinta-feira (25), o Cinedebate exibiu o documentário “Dossiê Viventes – o pampa viverá” após três meses do desastre com a mineradora de Brumadinho, no interior de Minas Gerais. O desastre socioambiental, com rejeitos de minérios, deixou 221 mortos, 75 pessoas desaparecidas e contaminou o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco.

A obra sobre o pampa, tratada no Cinedebate, aborda a mobilização das comunidades e traz depoimentos de pesquisadores e de lideranças do movimento de resistência contra a implantação de uma mineradora de chumbo às margens do Rio Camaquã e na parte mais preservada do Bioma Pampa.

O filme é o resultado de mais de dois anos de estudos e mobilizações e exibe, em belíssimas imagens e consistentes depoimentos, as razões e as paixões para a não instalação da mineradora no local. 

O Cinedebate, que reuniu diversas pessoas para discussão jurisdicional do tema, foi realizado na sede da OAB/Cubo/ESA de forma gratuita.

A coordenação do evento foi da conselheira seccional e presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, Marilia Longo. O debate contou com a presença da produtora executiva do documentário e integrante do movimento Unidade Pela Preservação do Rio Camaquã, Ingrid Birndfeld; do advogado especializado em Direito Ambiental, Delton de Carvalho e da psiquiatra e escritora, Ariane Severo, que possui uma obra que aborda o desastre de Chernobyl.

 

Texto e Foto: Renata de Mattos
Assessoria de Comunicação da OAB/RS
(51) 3287-1821 / 1867

 

 

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro