|   Jornal da Ordem Edição 4.266 - Editado em Porto Alegre em 28.03.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

15.02.19  |  Advocacia   

"A advocacia gaúcha deve estar unida contra qualquer violação às prerrogativas", afirma Breier durante encontro em Rio Pardo para apurar agressões a advogados

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

Foto: Sergio Trentini - OAB/RS

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve na subseção de Rio Pardo para apurar as agressões sofridas por dois advogados da cidade. Durante a tarde da quinta-feira (14), o dirigente realizou uma reunião com uma das profissionais agredidas, Dhayne de Souza, e junto com a diretoria da OAB Rio Pardo. O encontro, que ocorreu no salão do Tribunal do Júri, no fórum da cidade, teve como marca o fortalecimento da união da advocacia, visto que diversos presidentes de subseções, além de advogados e advogadas atuantes da região, marcaram presença para repudiar o lamentável ocorrido.

Breier ressaltou que a Ordem gaúcha irá cobrar a apuração dos fatos, pois está atenta às violações de prerrogativas da advocacia. Além disso, enalteceu o espírito coletivo de união de todos envolvidos. “Este é um triste fato que diz respeito a todos nós que advogamos diariamente, algo que jamais deveria acontecer. Porém, preciso enaltecer e agradecer a mobilização de todos vocês, que fortalecem as OABs em todo o Rio Grande do Sul a partir deste ato de solidariedade”, declarou o presidente. “Nossa gestão tem uma posição e uma missão claras: é nosso papel fazer com que todos os advogados e as advogadas do Rio Grande do Sul saibam que não estão sozinhos. É fundamental acreditar na OAB/RS”, concluiu.

A advogada Dhayne de Souza relatou o episódio durante a reunião. “Foi um momento muito difícil, pois fui impedida de entrar na delegacia para ver o meu cliente, além de ser intimidada e verbalmente agredida por policiais militares, sendo puxada pelo braço e empurrada. Decidi que eu não poderia me omitir, pois isso iria acontecer novamente com outros colegas. Agradeço ao apoio que me foi dado pelos presidentes Breier e Renan Soares, e agora eu sinto que a advocacia tem uma força muito grande.

Em sua manifestação, o presidente da OAB Rio Pardo, Renan Soares, agradeceu ao rápido apoio que a OAB/RS prestou durante o caso. “Em poucos dias após o ocorrido, o presidente Breier já se fez presente. Esse apoio dado pela seccional e pelos presidentes de subseções aqui presentes é uma prova de acolhimento da advocacia gaúcha”, ressaltou.

“Estamos unidos para defender as prerrogativas e evitar que os episódios ocorridos em Taquara e Rio Pardo se repitam”. Lembrou a presidente da subseção de Taquari, Maricel Pereira de Lima.

O presidente da subseção de Candelária, Joel Pereira Nunes, também se manifestou. “Viemos prestar nossa solidariedade, pois não permitiremos que tristes fatos como esse fiquem sem resposta”.

“Todos estão aqui para mostrar que a OAB/RS vai agir sempre em apoio aos advogados, pois precisamos estar unidos e lutar contra tais desrespeitos”, reforçou o presidente da subseção de Estrela, Rafael Godinho.

Presenças

Também participaram do encontro o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Fara; o presidente da subseção de Cachoeira do Sul, Marcelo Ricardo Teixeira; a presidente da subseção de Lajeado, Alessandra Glufke; além dos conselheiros seccionais, Dorival Sebastiao Ipe, Marlei Salete Flores, Daniel Horn e Ciro Alberto Bay.

Entenda o caso

Rio Pardo recebeu um efetivo de Policiais Militares para cumprir uma rotina de operação local. Em um primeiro momento, impediram uma advogada de acessar o prédio da Delegacia para acompanhar o seu cliente. Em outro momento, agrediram fisicamente outro advogado.

Fonte: OAB/RS

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro