|   Jornal da Ordem Edição 4.285 - Editado em Porto Alegre em 25.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

05.09.07  |  Diversos   

Ação da OAB cobra afastamento imediato de diretores da Anac

O presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, propôs ontem (04), perante a Justiça Federal de Brasília, ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido de liminar, contra a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e toda a sua diretoria – inclusive os diretores afastados recentemente – encabeçada por Milton Zuanazzi, responsabilizando-os por omissão diante da crise aérea.

A ação pede que a Justiça Federal “determine o imediato afastamento dos diretores da autarquia das funções que ali deveriam estar – mas não estão – técnica e responsavelmente exercendo”.

Na ação civil pública a OAB requer, com base na Lei nº 8.429/92, o afastamento imediato dos dirigentes da Anac até “para evitar que eles possam, como já se tem notícia pela mídia televisiva e impressa, vir a prejudicar o andamento das investigações, que, ao que tudo indica, agravarão ainda mais a situação dos mesmos”.

Além do afastamento, a entidade pede a aplicação aos diretores e ex-diretores da Anac das penas previstas no artigo 12, inciso II, da Lei de Improbidade Administrativa, de suspensão dos direitos políticos por oito anos e pagamento de multa.

A entidade pleiteia ainda na ação que a Anac seja condenada, no mérito, “a pagar pelos danos causados aos usuários e familiares do serviço de aviação pátrio, devendo o valor da condenação ser destinado a um fundo especialmente constituído para o fim de ressarcir os prejudicados”.

Veja aqui, a íntegra da ação civil pública do Conselho Federal da OAB contra a Anac e seus diretores.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro