|   Jornal da Ordem Edição 4.277 - Editado em Porto Alegre em 15.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

25.04.08  |  Advocacia   

Aberto III Colégio de Presidentes da OAB/RS, em Santa Maria

Dezenas de representantes de subseções compareceram à solenidade de abertura do III Colégio de Presidentes da OAB/RS, na noite desta quinta-feira (24), no Hotel Itaimbé, em Santa Maria.

O presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, ao abrir sua fala, ressaltou que, após participar de duas interiorizações regionalizadas neste ano [Não-Me-Toque, em 13 de março, e Cachoeira do Sul, em 9 de abril], vem com muita satisfação à terceira edição do Colégio de Presidentes: "esse momento traduz um simbolismo ímpar não só para os advogados, mas para toda a cidadania".

O dirigente destacou algumas das realizações da Ordem nesta gestão, até o momento: a luta pelo respeito aos honorários advocatícios, tanto junto ao Judiciário quanto ao Legislativo, onde a OAB/RS vem trabalhando para que seja aprovado o Projeto de Lei 4108/06, que fixa o mínimo de 10% e o máximo de 20% para os honorários dos profissionais; a conquista das férias forenses; a retomada de uma relação institucional mais próxima com o Judiciário e o Ministério Público, comprovada, entre outros fatores, pelas reuniões mensais com a diretoria do Foro Central da Capital e pela recente visita da presidência do TJRS à sede da OAB/RS, na qual o  corregedor-geral, Luiz Felipe Brasil Santos, garantiu que adotará como processo padrão o contato com as subseções da Ordem antes das visitas aos Foros no interior; e o processo de atualização da tabela de honorários, que está sendo levado a cabo por uma comissão da Ordem, e deve ser submetido ao Conselho Seccional em junho.

Lamachia também salientou a importância de o estado sediar o próximo Colégio Seccional de Presidentes, que vai acontecer dos dias 29 a 31 de maio, em Bento Gonçalves. O presidente lembrou que um dos temas que devem ser então debatidos, e em relação ao qual a Ordem gaúcha deve levar sugestões e contribuições, é a corrupção. "A indignação toma conta dos brasileiros ao verem que parece haver recursos de sobra para a corrupção e, ao mesmo tempo, faltam verbas quando chega a hora de os governos honrarem seus compromissos, como o pagamento dos precatórios e os necessários investimentos em educação, saúde e segurança, por exemplo", declarou.

O presidente da subseção de Santa Maria, Ricardo Munarski Jobim, também ressaltou, em seu discurso, a indignação da classe e da sociedade com os problemas nacionais, como a corrupção, a miséria e a violência. Em relação ao Colégio, afirmou que, para a cidade, é uma honra receber o encontro: "O Colégio de Presidentes tem uma representatividade estadual total, ou seja, todo o estado está aqui, e é uma honra e uma responsabilidade para a subseção ajudar a organizá-lo".

O prefeito de Santa Maria, Valdecir Oliveira, desejou um grande encontro a todos, e frisou o respeito que todos têm pela OAB como uma instituição que faz parte da história política do país.

Estiveram também presentes à solenidade, o vice-presidente da OAB/RS, Jorge Estevão Maciel; a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral; a secretária-geral adjunta, Maria Helena Camargo Dornelles; e o tesoureiro, Luiz Henrique Cabanellos Schuh; o ouvidor-geral da OAB/RS, Daniel Junior de Melo Barreto; o presidente da CAA/RS, Arnaldo Araújo Guimarães; a vice-presidente, Ivete Dieter; o secretário-geral adjunto, André Luis Sonntag; e a tesoureira, Letícia Saldanha Caiaffo; o chefe de gabinete da presidência, Júlio Cezar Caspani; o vice-presidente da subseção de Santa Maria, José Fernando Lutz Coelho; a secretária-geral, Dirce Marques da Rocha Trevisan; a secretária-geral adjunta, Sílvia Carollo Bortoluzzi; o tesoureiro, Alessandro Oliveira Ramos; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da subseção, Noemia Aramburu; e a conselheira subseccional Sandra Dirck; os conselheiros seccionais Luis Eduardo Pellizzer (coordenador da Coordenadoria das Subseções), Carmelina Mazzardo (presidente da Comissão da Mulher Advogada), Djalma Pimentel Maurente, Glênio Ferrugem, Maria Ercília Gralha, Regina Guimarães, Arodi de Lima Gomes, Carlos Alberto de Oliveira, Carlos Thomas Ávila Albornoz, Luiz Felipe Magalhães e Luiz Carlos Levenzon. Dentre as autoridades, estavam a diretora do Foro de Santa Maria, juíza Eliane Garcia Nogueira; o vice-residente cultural da Ajuris, juiz Vanderlei Deolindo; o juiz da Justiça Militar Paulo Roberto Freitas da Silva; a coordenadora do curso de Direito da UFSM, Maria Ester Bop; o coordenador do curso de Direito da Unifra, Marcelo Barros Kumel; e o coordenador-geral da Pós-Graduação da Fadisma, Jair Pereira Coitinho.

 

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro