|   Jornal da Ordem Edição 4.284 - Editado em Porto Alegre em 24.04.2024 pela Comunicação Social da OAB/RS
|   Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Constituição Federal, 1988
NOTÍCIA

27.08.07  |  Diversos   

7º Encontro Sulbrasileiro de Constitucionalistas debateu questões importantes para o Brasil

O ciclo de conferências, relacionado ao 7º Encontro Sulbrasileiro de Constitucionalistas, teve seu encerramento na tarde de sexta-feira (24). O evento - apoiado pela OAB gaúcha - contou com a presença de importantes juristas internacionais.

O Dr. Paulo Ferreira da Cunha, professor catedrático de Direito Constitucional da Universidade de Lisboa, falou sobre a experiência de Portugal ao adotar um sistema misto de governo, que engloba o presidencialismo e o parlamentarismo.

A ética e a tolerância, o exemplo do poder público e a degradação do tecido social,  foi outro tema debatido na tarde da última sexta-feira. "Todos que revelam desamor pelas leis, justificam suas ações nos maus exemplos do governo",  disse Francisco Rezek, ex-ministro de Estado e Relações Exteriores e do STF, além de ex-juiz da Corte Internacional de Haia.

O ministro espanhol Manuel Jiménez de Parga, catedrático de Direito Constitucional da Universidade Complutense de Madrid, fez a última conferência do evento. Segundo Manuel, para os problemas entre o governo e a sociedade começarem a ser resolvidos, "deve haver um consenso entre as maiorias e as minorias".

Ao final, a diretoria da OAB/RS subiu à mesa de debates para fazer o encerramento do congresso. "Estamos todos felizes com o sucesso do evento, que tratou de questões importantes para a  mudança da situação do nosso país", disse o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia.

Rodney Silva
Jornalista - MTB 14.759

BOLETIM INFORMATIVO. CADASTRE-SE!
REDES SOCIAIS E FEED
RSS
YouTube
Flickr
Instagram
Facebook
Twitter
(51) 3287.1800
Redação JO: Rua Washington Luiz, 1110, 13º andar - Centro - CEP 90010-460 - Porto Alegre - RS   |   [email protected]
© Copyright 2024 Ordem dos Advogados do Brasil Seccional RS    |    Desenvolvido por Desize

ACESSAR A CONTA


OABRS:   *
Senha:   *
Esqueci minha senha  |  Novo cadastro