Jorge Santos Buchabqui: “essencialmente um advogado


04.10.07 | Perfil

Por Fábio Saltiél,
da redação do Jornal da Ordem

Nascido em Porto Alegre, no dia 9 de dezembro de 1953, Jorge Santos Buchabqui formou-se em direito pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 1977.

Buchabqui atua na área do Direito Público há 30 anos, dedicando-se a assessorar entidades de servidores públicos e empresas da área de licitações.

Pela política, afastou-se duas vezes da advocacia para exercer cargos públicos, como o de Secretário Municipal de Administração (1989/93) e Secretário de Estado da Administração e Recursos Humanos (1999/2000), além de ter lecionado na Unisinos Direito Administrativo.

Na OAB/RS já foi duas vezes conselheiro seccional, diretor da Caixa de Assistência dos Advogados (CAARS), diretor do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e conselheiro federal da OAB, tendo uma carga de trabalhos significativos em órgãos profissionais.

Entre suas atividades destacam-se, também, a coordenadoria e assessoria jurídica a diversas entidades sindicais.

De acordo com Jorge Buchabqui, a advocacia tem a ver com a sua inserção acadêmica, o período em que lecionou e aos cargos públicos que ocupou, todos vinculados ao seu perfil profissional, ou seja, a temas ligados a administração pública.

"A minha vida acadêmica e passagem pela vida política são experiências que valorizo muito, mas sempre quando estive nelas eu me senti como um advogado que estava emprestado a outra atividade. Como um entusiasta da advocacia, o meu perfil profissional, a minha forma de ver a vida e de me inserir nele, está ligada ao que faço, que é atividade às vezes penosa, mas fascinante e gratificante", ressalta Jorge Buchabqui.