Ordem dos Advogados francesa autoriza divórcios em saite da internet


02.10.07 | Internacional

Na França já é possível pedir o divórcio com apenas um clique. Um site francês (www.divorce.fr) promete agilizar o processo judicial de casais que desejam se separar e também oferece serviços de mediadores e psicólogos e até "festas especiais para divorciados".

A Ordem dos Advogados da França não se opôs à iniciativa e até autorizou 110 advogados inscritos na organização a oferecerem seus serviços no saite.

Basta clicar na foto do advogado escolhido e preencher um longo questionário e em seguida pagar com o cartão de crédito.

Os serviços custam 1,5 mil euros (cerca de R$ 3,9 mil). A tarifa é promocional de lançamento do site e depois passará a quase 2 mil euros (R$ 5, 2 mil). Em um tradicional escritório de advogados, o mesmo serviço pode custar até o dobro.

"Em no mínimo três semanas e no máximo três meses o divórcio é pronunciado. Ganhamos tempo para dar início ao processo e também em relação às visitas no escritório, já que o encontro com o advogado ocorre apenas na audiência", afirma Thomas Journel, um dos fundadores do site Divorce.fr.

Segundo ele, o novo site oferece um "acompanhamento total para uma nova vida, com opções de serviços variados".

Anualmente, 130 mil divórcios são pronunciados na França.

......................
Fonte: Folha Online 
Informações complementares - Redação do JORNAL DA ORDEM