Reduzida a pena de russo que matou controlador de vôo


05.07.07 | Internacional

A Justiça suíça reduziu ontem (04) a pena de um cidadão russo que matou um controlador de vôo depois de perder os familiares em um acidente aéreo. O controlador assassinado pertencia à empresa suíça Skyguide e estava de plantão na noite do acidente.

A Corte Suprema do cantão Zurique reduziu para 5 anos e 3 meses de prisão a pena contra o russo Vitali Kaloyev. Em primeira instância, o russo fora condenado a oito anos.

Kaloyev perdeu a mulher e os dois filhos em um acidente aéreo em 1º de julho de 2002, sobre o Lago de Costanza, na fronteira entre a Alemanha e a Suíça.

No acidente, o vôo 2937 da Bashkirian Airlines - avião de passageiros russo Tupolev 154 -, que saiu de Moscou com destino a Barcelona (Espanha), e um avião de carga Boeing 757-200 sofreram uma colisão no espaço aéreo alemão. No total, 71 pessoas morreram.

Investigadores alemães concluíram que o acidente ocorreu devido a erros no sistema de controle de tráfego aéreo. Apesar de estarem no espaço aéreo alemão, as aeronaves estavam sendo orientadas pela Skyguide, de Zurique, na Suíça.

A Corte de Zurique reconheceu as circunstâncias atenuantes ao cidadão russo, considerando que no momento dos fatos as suas capacidades eram diminuídas e a responsabilidade limitada.