Casal vegetariano radical é condenado à prisão por morte de filho


11.05.07 | Internacional

Um casal vegetariano radical foi condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos pela morte, por desnutrição, do seu filho. O bebê morreu seis semanas após o  nascimento, depois de ter sido alimentado apenas com leite de soja e suco de maçã orgânico.

Os advogados de Lamont Thomas e Jade Sanders alegaram que o casal não desnutriu a criança intencionalmente ao colocá-la sob a dieta vegetariana. Mas os promotores americanos, em Atlanta, Estado da Geórgia, disseram que o casal negligenciou o bebê deliberadamente.

"Não importa quantas vezes eles digam ´nós somos naturalistas, nós somos vegetarianos´, essa não é questão desse caso", disse o promotor Chuck Boring, segundo a agência de notícias Associated Press. "A criança morreu porque não foi alimentada". Ponto - foi uma das manifestações do libelo acusatório.

O infante Crown Shakur pesava 1,6 kg quando morreu em abril de 2004. Ele nasceu na banheira da residência do casal.  Um dos advogados de defesa disse ao jornal Atlanta Journal-Constitution que "os pais não procuraram a ajuda de um médico porque temiam que o hospital estivesse cheio de germes e que ali o risco de infecção hospitalar seria grande".

O júri deliberou por sete horas antes de anunciar o veredicto no dia 2 de maio. Ao dar a sentença, o juiz disse que o veredicto de assassinato tornava a prisão perpétua obrigatória. Cabe recurso à corte estadual de Geórgia. (Com informações do jornal Folha de Londrina).