89
Publicado em 16.04.07

Sugestão ao TJRS para ajudar na preservação do meio-ambiente - Artigo de André Schleich


Por André Schleich,
advogado


De carona na notícia publicada no saite do TJRS ("Mudança de procedimento vai economizar 360 mil folhas por ano") abaixo colacionada, sugiro uma pequena mudança na apresentação das informações processuais.

Vejamos que, desde a publicação Ordem de Serviço nº 04/2007, a apresentação das notas de expediente já não é mais suficiente para que os advogados tenham vista dos processos ou possam retirá-los em carga, sendo exigida, para tanto, a apresentação da informação processual atualizada do dia.

Ainda assim, muitas são as vezes em que, além do cumprimento de tal exigência, os servidores cartorários solicitam também a apresentação da nota de expediente, de forma a ser utilizada como auxílio na localização dos processos.

Fato é que, para o advogado atender tais exigências, isso fatalmente resulta em pelo menos duas páginas de impressão, uma referente à nota de expediente, e outra da informação atualizada do processo. Imaginemos que um escritório necessitar ter acesso a 20 processos por dia, ao final do mês terá impresso mais de 1.000 páginas apenas em informações processuais e notas de expediente.

Portanto, seria interessante que fosse estudado pelo Departamento de Informática do TJ gaúcho, a possibilidade de que, nas informações processuais extraídas através do saite da instituição, fosse apresentada nesta mesma folha, pelo menos a última nota de expediente dos processos consultados, evitando assim a impressão de pelo menos duas páginas para atender a uma mesma finalidade.

Por óbvio, além da economia proporcionada aos escritórios e procuradores, tal medida se demonstra de extrema importância na preservação do meio ambiente, evitando o consumo desnecessário de papel, em tempos que o que mais se discute é o aquecimento global do planeta e agressão do ser humano à natureza.

(*) E.mail: [email protected]

.....................

Veja o que diz o saite do TJRS

Mudança de procedimento vai economizar 360 mil folhas por ano

A Subdireção-Geral Judiciária do TJRS, em parceria com o Departamento Processual, está implementando um novo procedimento na tramitação dos processos. A iniciativa, que trará uma economia de 360 mil folhas de papel ao ano, reuniu em dois cadastros processuais, antes impressos em duas folhas, em apenas uma. É resultado da permanente preocupação de encontrar soluções efetivas para a redução de gastos.

Os dados constantes no Termo de Recebimento, Revisão e Distribuição e na Individualização passaram a ser impressos em conjunto. A nova sistemática proporcionou o aglutinamento de todas as informações necessárias ao andamento do processo, após o seu recebimento nos balcões do Departamento Processual.

O novo procedimento representará uma economia mensal de papel de cerca de 30 mil folhas, atingindo, ao longo de um ano, o total de 360 mil folhas.