ESA/RS abre inscrições para os 34 Grupos de Estudos, ofertados pela Escola e pela CJA


18.03.21 | Advocacia

A Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), juntamente com a Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS (CJA), abre, nesta sexta-feira (19), as inscrições para os advogados e advogadas, bem como estagiários com inscrição na Ordem Gaúcha e público em geral, que queiram participar dos Grupos de Estudos da ESA/RS e CJA.

Os Grupos de Estudos debatem temas como direito e gênero, direito e relações raciais, criminologia, processo civil, direito das famílias e da empresa, direito digital, dentre outros, com encontros quinzenais que ocorrerão em salas virtuais através da plataforma Zoom, a partir do dia 5 de abril. As vagas são limitadas e os interessados devem realizar as inscrições pelo Portal do Aluno da ESA/RS, a partir das 13h. Mesmo os participantes inscritos anteriormente devem realizar nova inscrição.

Em 2020, a ESA/RS ofertava 30 Grupos de Estudos. A partir da grande procura por novos debates, para 2021, foram criados 4 novos grupos, que são: Grupo de Estudos de Práticas Sistêmicas, Grupo de Estudos Direito de Seguros, Grupo de Estudos Direito Bancário e Grupo de Estudos Direito Digital. 

Taxa de Inscrição

R$ 50,00 - Advogados (com mais de 5 anos de inscrição na OAB/RS) e público-geral.
R$ 30,00 - Jovens Advogados (com até 5 anos de inscrição na OAB/RS) e estagiários inscritos na OAB/RS.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressalta a satisfação da Escola em ter uma parceria tão fortalecida com a CJA, que faz com que seja possível assim cumprir o seu papel de aprimoramento com todos aqueles advogados e advogadas que querem desenvolver ainda mais conhecimento nessas diversas áreas ofertadas. 

“Estamos felizes em oferecer esse espaço para a categoria e em contribuir com a pesquisa e com o estudo. A Escola proporciona esse incentivo ao abrir espaço para todos os interessados nas 34 áreas disponibilizadas. Os Grupos de Estudos têm esse papel de proporcionar uma advocacia ainda melhor, preparada. Com esse momento que vivenciamos de pandemia e isolamento, a ESA se torna mais virtual para alcançar toda a advocacia gaúcha”, salienta. 

A diretora de cursos permanentes da ESA/RS e coordenadora dos Grupos de Estudos, Fernanda Correa Osorio, destaca a importância dos encontros e a significância dos temas debatidos para a sociedade em geral. “Os grupos de estudos permitem que discussões sobre temas relevantes para o Direito, sob o enfoque prático e teórico, conduzidas por moderadores e moderadoras com destaque acadêmico e profissional, sejam realizadas pela advocacia em todo o nosso Estado, através da utilização dos recursos tecnológicos pela Escola. Sem dúvida, é o alcance desta atividade que potencializa o debate de grandes temas de grande importância para a advocacia e para a sociedade”.

O presidente da CJA, Antonio Zanette, ressalta que os grupos de estudos online são o pulmão da OAB, com uma enorme facilidade do mundo tecnológico para a advocacia. "Um dos principais aspectos é o fato de os colegas estudarem dentro de suas casas, de seus escritórios, através do computador ou celular, via plataforma, não sendo necessário deslocamento ou tempo. Além disso, os advogados e às advogadas poderão se comunicar simultaneamente com colegas de todo o Rio Grande do Sul para que possam contribuir e trocar informações a respeito de várias áreas candentes do Direito, novas mudanças na legislação, precedentes, doutrinas e costumes locais".


Confira a lista dos grupos abertos:

Direito Ambiental
Processo Civil
Direito Administrativo
Direito Constitucional
Direito de Família
Direito de Trânsito
Direito do Consumidor
Direito do Trabalho
Direito e Criminologia
Direito e Economia
Direito e Gênero
Direito e Inovação
Direito e Relações Raciais
Direito Imobiliário
Direito Internacional e Migratório
Direito Previdenciário
Direito e Startups
Direito Tributário
Diversidade Sexual
Educação Jurídica
Gestão de Escritórios
Mediação de Conflitos
Processo Ético-disciplinar
Processo Penal
Propriedade Intelectual
Lei Geral de Proteção de Dados
Família e Empresa
Direito e Saúde
Responsabilidade Civil e Novas Tendências
Antirracismo
Práticas Sistêmicas - NOVO
Direito de Seguros - NOVO
Direito Bancário - NOVO
Direito Digital - NOVO

Fonte: OAB/RS