Diretoria da OAB/RS se reúne com advocacia da Fronteira na sequência de encontros regionais


25.11.20 | Advocacia

A diretoria da OAB/RS está dando sequência a uma série de encontros regionalizados virtuais. Agora, foi a vez da advocacia da Fronteira do Estado, que marcou a penúltima reunião – as reuniões anteriores ocorreram com a participação de advogados e advogadas da Região Metropolitana, Serra, Planalto, Costa Doce, Litoral, Vales e Missões. Na próxima quinta-feira (26), ocorrerá a última com a região Central. As agendas por videoconferência são uma iniciativa da diretoria da Ordem gaúcha, após a maratona de visitas às 106 subseções de forma virtual.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve à frente do encontro que reuniu integrantes da diretoria da seccional, dos conselheiros federais, dos conselheiros estaduais, dos dirigentes de subseções da Fronteira e do membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia. Da mesma forma que vem ocorrendo em todas as reuniões com as regionais, a videoconferência com a Fronteira teve dois temas principais na pauta: manutenção do eproc e as dificuldades de trabalho com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

“Estamos finalizando nossa série de encontros com as regionais nessa semana, e já deu para notar como elas são importantes, além  dos frutos que dão para o nosso trabalho institucional visando à solução dos problemas pontuais e aos de maior escala. É fundamental ouvir e ter conhecimento do que está ocorrendo em cada uma das subseções, pois agimos de acordo com as particularidades locais de forma mais efetiva”, analisou Breier ao agradecer pelo trabalho dos dirigentes regionais e salientar que sua atuação faz diferença no dia a dia a advocacia.

Em sua fala, Lamachia ressaltou as ações da Ordem gaúcha junto ao Judiciário, como vem sendo feito em diversos temas, inclusive com participação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Na figura do presidente Breier e do trabalho de toda sua equipe de homens e mulheres de Ordem, é notável que nossa política de diálogo e cooperação tenha sido decisiva para que a cidadania e a advocacia superem essa difícil crise da melhor maneira possível”, afirmou.

O conselheiro da seccional e presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação (CDTI), Filipe Mallmann, também participou do encontro para repassar informações do trabalho que vem sendo realizado com o Tribunal de Justiça, principalmente envolvendo a digitalização dos processos físicos. Além disso, Mallmann capacitações realizadas e a coleta de informações que a Comissão vem realizando a partir de relatos dos colegas. “Temos um canal direto com o Tribunal de Justiça e sua TI para aprimorar o eproc, que, segundo o CNJ, é um dos melhores sistemas do Brasil”, disse.

O encontro, que teve cerca de duas horas de duração, seguiu sua pauta com demandas repassadas pelos representantes das subseções a partir das diferentes realidades dos municípios da região metropolitana. Entre os temas citadas estavam: juntada de vídeos no eproc, atuação dos servidores da Justiça Estadual, o pré-cadastro dos processos e digitalização, bem como a questão da falta de juízes em algumas comarcas e suas transferências durante a pandemia.  No final da reunião, o presidente da OAB/RS, agradeceu a presença de todos, destacando novamente o trabalho conjunto dos colegas e garantiu: “seguirei incansável na solução das demandas da advocacia gaúcha e na busca da superação das dificuldades vividas”.

Fonte: OAB/RS