Em 113 dias, Breier e diretores da OAB/RS se reúnem virtualmente com a advocacia das 106 subseções


09.10.20 | Advocacia

Foi uma maratona sem precedentes que levou a OAB/RS ao encontro dos anseios da advocacia gaúcha. No começo da noite desta quinta-feira (8), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, completou uma promessa com a qual havia se comprometido para este singular período de pandemia do novo coronavírus. Ele esteve reunido com a advocacia de Nova Petrópolis, na Região das Hortênsias. Com isso, alcançou a marca de visitar e se reunir por videoconferência com as 106 subseções do Rio Grande do Sul.

A jornada começou em 18 de junho no encontro inaugural com a subseção de Santa Maria, na região central do Estado. A partir disso, Breier manteve uma intensa agenda de encontros, tendo em alguns momentos até três visitas diárias.

“Esta foi uma forma de demonstrarmos que estaremos sempre ao lado da advocacia. Esta maratona virtual simbolizou a capacidade de mobilização e a força da nossa Ordem”, salientou o presidente. De 18 de junho a 8 de outubro, em 113 dias, foram visitadas 106 subseções.

As videoconferências foram fundamentais para que a diretoria da seccional compreendesse a realidade de cada região. Com o avanço e recuo dos novos casos de coronavírus, trazendo reflexos nas bandeiras do Distanciamento Controlado do governo estadual, as flexibilizações foram ocorrendo de forma diferente pelo Estado.

Garantia de autonomia do Tribunal de Justiça nasceu dessas conversas. Entenda.

“Fomos ouvindo e tomando as providências necessárias junto aos tribunais. Ao mesmo tempo, fundamentamos pedidos ao CNJ com base nos casos reais trazidos pela advocacia gaúcha. Consideramos um esforço ímpar em razão de estarmos vivenciado um período de muitas restrições e incertezas ao trabalho”, salientou Ricardo Breier.

Conquista das oitiva de testemunhas dentro do Foro também nasceu dessas conversas.

Depoimentos importantes e declarações únicas – como, por exemplo, quando colegas do interior mencionaram a possibilidade de realizar audiências no Tribunal de Justiça quando antes não poderiam tão facilmente – foram ouvidos para a tomada de decisões.

O presidente da OAB/RS não esteve sozinho nessa maratona de encontros. O vice-presidente, Jorge Fara, que organizou o roteiro de visitas; a secretária-geral, Regina Guimarães; a secretária-geral adjunta, Fabiana da Cunha Barth; e o tesoureiro, André Sonntag, se somaram e foram presenças frequentes nos encontros.

Também cabe destacar uma presença assídua nas reuniões virtuais. O membro honorário e vitalício da OAB e ex-presidente nacional da OAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia, participou ativamente dessa jornada, que teve início em junho e se encerrou neste 8 de outubro. “Construímos essa relação de proximidade ao longo dos últimos anos e temos o maior respeito por todos que batalham pela nossa Ordem”, frisou Lamachia.

Fonte: OAB/RS