OAB/RS realiza evento sobre Fascismo e Cinema


13.07.20 | Cursos e Eventos

A OAB/RS, através da Comissão de Estudos Constitucionais (CEC), promoverá, nos dias 16, 23 e 30 de julho, às 19h, o evento “Fascismo e Cinema: reflexões à luz da Constituição Brasileira de 1988”. A videoconferência tem como objetivo reconstruir os conceitos elementares do fascismo italiano a partir da análise crítica de filmes que retratam os anos de 1920 e 1940.

Na primeira noite (16) de debates, será observado como se deu a organização do fascismo, com uma análise do filme Salò, de Pier Paolo Pasolini. No segundo encontro, (23) será abordada a alienação gerada pelo fascismo através das obras cinematográficas: A vida é bela, de Felini, e O labirinto do fauno, de Del Toro. Na última reunião (30), será tratada a normalização do período, baseando-se na série da HBO, The plot against America.  

O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, fará a abertura da videoconferência e destaca a importância do evento, que busca promover reflexões acerca dos limites constitucionais que a Constituição brasileira de 1988 estabelece a qualquer espécie de autoritarismo: “A OAB/RS sempre defendeu a aplicação da Constituição e do Estado Democrático de direito, por esse motivo, este é um tema que merece muita atenção, já que o Fascismo suprime tudo que defendemos”, enfatiza.    

Para o presidente da CEC, Anderson Vichinkeski Teixeira, a videoconferência é um evento científico que busca refletir sobre um regime autoritário, já que, nos tempos atuais, muito se falou sobre o fascismo, tornando-o popular, por isso, a Comissão buscou tratar sobre as três fases do regime.

“Ao abordar a temática fascismo, com base em filmes de época, torna-se possível promover discussões sem entrar em contingências de momento da realidade política brasileira ou de qualquer outro Estado. O escopo final é o de levar ao público geral, não apenas acadêmico, um debate essencialmente centrado no campo de ideias acerca da importância da CRFB/88 como ‘antídoto’ para toda a forma de autoritarismo”, reforça.

Inscrições para a Parte I, clique aqui.
Inscrições para a Parte II, clique aqui.
Inscrições para a Parte III, clique aqui.

Não perca:

16/07/2020 – Parte I: A organização – Salò, de Pasolini

19h – Abertura com  Ricardo Breier – Presidente da OAB/RS

Colóquio sobre o filme Salò ou os 120 dias de Sodoma, de Pier Paolo Pasolini.

Ministrantes:

Anderson V. Teixeira – doutor em Direito pela Universidade de Florença; Professor de Direito Constitucional do PPG em Direito da UNISINOS.

Giuseppe Caputo – professor de Ciências Criminais da Universidade de Florença.

Luis Rosenfield – doutor em Direito pela UNISINOS, com estágio de pesquisa doutoral na Humboldt University, em Berlim; Professor do PPG em História da PUC/RS.

23/07/2020 –  Parte II: A alienação – A vida é bela, de Felini; O labirinto do fauno, Del Toro

19h – Colóquio sobre os filmes A vida é bela, de Felini, e O labirinto do fauno, Del Toro

Ministrantes:

Anderson V. Teixeira – doutor em Direito pela Universidade de Florença; Professor de Direito Constitucional do PPG em Direito da UNISINOS.

Enzo Bello – doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professor de Direito Constitucional no PPG em Direito da Universidade Federal Fluminense.

Tomás  Grings Machado – doutor em Ciências Criminais pela PUCRS; Professor e Coordenador do Curso de Direito da UNISINOS.

30/07/2020 – Parte III: A normalização – The plot against America, Série HBO

19h  – Colóquio sobre a série The plot against America, HBO

Ministrantes:

Anderson V. Teixeira – doutor em Direito pela Universidade de Florença; Professor de Direito Constitucional do PPG em Direito da UNISINOS.

Gilberto Morbach – doutorando em Direito pela UNISINOS; editor do Caderno Estado da Arte do Estadão.

Fonte: OAB/RS