CMA convida: Lives auxiliam a adaptação profissional em tempos de pandemia


19.06.20 | Diversos

A realidade virtual que perpassa o cenário profissional da advocacia exige a adaptação de todos. Para auxiliar nesse caminho, a Comissão da Mulher Advogada (CMA) vai iniciar uma série de lives com a finalidade de contribuir com as advogadas neste momento, além de diminuir a distância causada pelo isolamento social. No seu perfil do Instagram (@comissaodamulheradvogadaoabrs), a CMA vai realizar as lives, sempre com convidadas que são autoridades nos temas pertinentes à carreira jurídica. A primeira acontecerá nesta sexta-feira (19), às 17h, e será sobre a publicidade profissional, de acordo com o Código de Ética da OAB.

A ideia, segundo explicou a presidente da CMA, Claudia Sobreiro, é a de difundir temas da área de atuação da comissão, bem como temas jurídicos: “As advogadas  precisam dominar essas novas ferramentas neste momento de adaptação e podem contar com a CMA nesta nova caminhada. Vamos abordar assuntos de interesse geral e institucional, tais como: mais mulheres na política, enfrentamento da violência doméstica, maior inserção de advogadas negras com a criação do GT Antirracismo, prerrogativas da mulher advogada, publicidade, entre outros”, relatou.

Claudia explicou como foi feita a escolha das convidadas: “A seleção foi feita por área de atuação entre membros da CMA, da OAB/RS, da Comissão Nacional da Mulher Advogada, além de membros de instituições ou poderes, sempre priorizando os temas citados. Escolhemos,  por regra, o horário das 17h, que pode sofrer alterações, em respeito às milhares de advogadas que estão acumulando atividades profissionais em home-office, cuidando dos filhos, da casa, tendo aulas on-line próprias e dos filhos, fazendo horário de janta e possibilitando que todos possam acompanhar”, frisou.

Agende-se:

19/06 – 17h

Tema: Publicidade Profissional em Conformidade com o Código de Ética

Roberta Schaun – Advogada Criminalista, integrante da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional da OAB/RS e da Segunda Câmara Recursal e do Órgão Especial da OAB/RS.

23/06 – 17h

Tema: Conversando sobre Violência Doméstica

Tânia  Reckziegel – Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),  desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª. Região (TRF4).

24/06 – 17h

Tema: Conversando sobre Prerrogativas

Karina Contiero – Presidente da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados (CDAP) e membro consultora da Comissão Nacional da Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB Nacional.

25/06 – 17h

Tema: A Mediação e a Conciliação como Alternativas Atuais

Joice Raddatz – Advogada, coordenadora do Grupo de Trabalho OAB Vai à Escola da CMA/RS e mediadora do  CEJUSC do Foro Central de Porto Alegre/RS. 

26/06 -  19h

Tema: Conversando sobre o Observatório de Candidaturas Femininas

Valéria Paes Landim – Advogada, fundadora e presidente do Observatório Nacional de Candidaturas Femininas.

29/06 – 17h

Tema: Liderança Feminina

Alessandra Santos – Advogada, presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica Comissão Rio de Janeiro (ABMCJ-RJ).

30/06 – 17h

Tema: Revisão Contratual e os Impactos da Pandemia

Greice Fonseca Stocker – Conselheira federal da OAB/RS e assessora coordenadora da Presidência da OAB/RS.

Fonte: OAB/RS