Evento histórico: OAB/RS entrega 400 carteiras e realiza primeira prestação de compromisso por videoconferência


24.04.20 | Advocacia

A OAB/RS realizou mais um evento histórico. Pela primeira vez, nos 88 anos da entidade, ocorreu uma cerimônia de entrega de credenciais de novos advogados em um ambiente totalmente virtual.

Foram realizadas cinco solenidades, com um total de 400 advogados de diversas subseções recebendo suas carteiras digitais. As solenidades foram conduzidas, de forma intercalada, pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; e pelo vice-presidente, Jorge Fara.

A prestação de compromisso virtual seguiu a tradição e o protocolo da que é feita na forma presencial, os profissionais realizaram o juramento com o qual se comprometeram a “exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e as prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

Ao saudar os novos advogados e as novas advogadas, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destacou a importância da advocacia neste momento de pandemia: "Fugindo de todas as regras de fazer a entrega pessoalmente, hoje podemos dividir um momento tão importante nesta sessão online, em que estamos registrados no conselho de classe em um momento único. Gostaria que vocês não esquecessem: os dias estão difíceis, mas nossa profissão é uma das grandes protagonistas, junto com a área da saúde. A advocacia vai entrar em um cenário muito importante, pois, em muitos desses casos relacionados ao vírus, os direitos das pessoas estão longe. E, hoje, vocês têm a credencial para advogar e falar em nome da cidadania", disse o presidente.

Após o compromisso, os novos advogados e as novas advogadas receberão sua chave de acesso para a emissão da identidade profissional digital, disponibilizada pelo Conselho Federal da OAB através do aplicativo para celulares e tablets “Carteira Digital da OAB”

Um dos compromissandos do dia, o novo advogado Marcio Mendes, que tem 22 anos e é de Cruz Alta, falou sobre o sentimento de poder receber sua carteira, mesmo que tenha sido por videoconferência:“Foi um momento diferente, mas inesquecível. Pois uma nova fase se inicia, em meio a essa situação atípica da pandemia do Coronavírus, mas, como bem no disse o Dr. Fara ‘não podemos deixar de credenciá-los, mesmo que de forma virtual’”, disse.

A nova advogada, Cristine Machado (27), de Cachoeira do Sul, reforçou que é um momento muito especial e inesquecível participar da primeira prestação por videoconferência: “Óbvio que faltou aquele abraço dos novos colegas e do presidente, mas, por motivos de prevenção, certamente acontecerá em outro momento”, afirmou.

Fonte: OAB/RS