OAB/RS assina Termo de Convênio de adoção do Largo dos Açorianos


19.12.19 | Advocacia

A OAB/RS, representada pelo presidente Ricardo Breier, assinou nesta quarta-feira (18), o Termo de Convênio de adoção do Largo dos Açorianos com os secretários municipais de Meio Ambiente e da Sustentabilidade (SMAM), Germano Bremm, e de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, de Porto Alegre. 

A OAB/RS ficará responsável pelo corte de grama, manutenção dos canteiros, limpeza dos espelhos d’água, varredura e recolhimento de lixo, manutenção preventiva das bombas hidráulicas e instalação de sinalização de educação ambiental e informativa com placas, respeitando especificações técnicas previstas no documento.

Para Breier, a adoção do largo é a junção da preservação de um local histórico de Porto Alegre e a promoção de saúde e lazer. “É impressionante como esta praça está sendo utilizada pela cidadania. Passamos por aqui no sábado, domingo e fins de tarde e ela sempre movimentada. Queremos manter esse ambiente agradável e promover opção de saúde e lazer tanto para advocacia quanto para a população”, disse. 

O secretário Ramiro Rosário destacou a importância do interesse da Ordem em adotar a praça. “O título de adoção para nós é muito rico e vai além da questão financeira, é um senso de pertencimento. A OAB próxima do largo é uma referência e essa atitude desperta um senso de coletividade e pertencimento”, explica. 

Após a inauguração do Largo dos Açorianos, que foi revitalizado e entregue em agosto deste ano, a OAB/RS manifestou interesse em adotar o local, que fica em frente da sede. 

A adoção da praça integra o projeto OAB Cidadã. As campanhas voltadas para as eleições do Conselho Tutelar, o esclarecimento de dúvidas sobre a Reforma da Previdência e as ações voltadas ao Outubro Rosa são exemplos de ações do OAB Cidadã.

Largo dos Açorianos

O Largo dos Açorianos é um dos cartões postais da cidade e, dois meses depois de reinaugurado, se tornou um ponto de encontro no coração da cidade. Os finais de semana de sol atraem um público, que aproveita o local revitalizado com muito paisagismo e infraestrutura moderna.

Em 1825, no governo do Visconde de São Leopoldo, foi construída uma ponte de madeira para travessia do Arroio Dilúvio, na sua foz junto ao Guaíba. Depois de repetidos danos e reconstruções, essa precária ponte inicial foi substituída por uma ponte de pedra, entregue ao uso da população em 1848. Nos anos 1970, com as modificações urbanas, foi feito um lago para ambientar a antiga ponte. Esse projeto, em conjunto com o monumento, recebeu a denominação de Largo dos Açorianos, em homenagem aos fundadores de Porto Alegre.

 

Texto: Nathane Dovale
Fotos: Sergio Trentini
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867

Fonte: OAB/RS