Lamachia é homenageado no Conselho Federal por aprovação da Lei que criminaliza a violação das prerrogativas


08.10.19 | Advocacia

O membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS, Claudio Lamachia, foi homenageado durante a sessão do Conselho Pleno do Conselho Federal, nesta segunda-feira (7), pela atuação e articulação política em defesa das prerrogativas da advocacia. Lamachia recebeu uma placa com um agradecimento pelo trabalho em prol da legislação que criminaliza a violação das prerrogativas dos advogados e advogadas.

Lamachia foi o responsável por dar início, ainda na gestão passada, ao processo legislativo que culminou com a aprovação de um artigo específico na Lei para criminalizar a violação das prerrogativas.

“Queria primeiro dizer que esta placa pertence ao sistema da Ordem dos Advogados do Brasil. Homens e mulheres guerreiros, que fizeram com que esse sonho se transformasse em uma realidade. Nós fizemos, todos nós fizemos isso. O que estamos a fazer aqui, hoje, é demonstrar que temos um compromisso com o Estado Democrático de Direito com essa lei”, disse Lamachia.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, falou em nome do Colégio de Presidentes seccionais, e agradeceu, em nome das 27 seccionais, por “todo o trabalho de Lamachia, que  foi fundamental para evitar que nós, advogados e advogadas, ao buscarmos a garantia de direitos fundamentais, tenhamos, muitas vezes, tolhidas as nossas próprias garantias, que são constitucionais. Sem o empenho de Claudio Lamachia, não teríamos essa conquista. Essa é o reconhecimento de toda a advocacia brasileira, mas falo, particularmente, em nome das 106 subseções da Ordem gaúcha, pois essa conquista nasceu do Rio Grande do Sul”, pontuou Breier.

“Essa luta não existiria sem o empenho de todos os que trabalharam na gestão de Lamachia, além de seu compromisso pessoal e sacrifício de vida pela advocacia. Quero, em nome de Claudio Lamachia, agradecer a todos que fizeram dessa uma caminhada vitoriosa na historia da advocacia”, falou o presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, durante a homenagem prestada ao membro honorário vitalício da OAB Nacional e da OAB/RS.

Fonte: OAB/RS