Claudio Lamachia recebe título de Advogado Emérito na Sessão Magna


12.08.19 | Advocacia

Uma noite de comemoração para a advocacia e de reconhecimento a quem busca, todos os dias, fortalecer a classe e garantir a cidadania de gaúchos e brasileiros. Assim foi a Sessão Magna deste ano, na sexta-feira (09), no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.

O momento de maior destaque foi a entrega do título de Advogado Emérito ao membro honorário e vitalício, ex-presidente nacional da OAB e da OAB/RS, Claudio Lamachia.

Ao som de muitos aplausos, o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, e os demais membros da diretoria entregaram ao advogado Lamachia a homenagem. A honraria é concedida a advogados e advogadas por sua atuação no Direito e pela carreira guiada pelo fiel cumprimento da justiça.

Breier falou sobre a honra e responsabilidade de ser o sucessor de Lamachia no Rio Grande do Sul: “É uma responsabilidade enorme dar continuidade ao trabalho realizado pelo Lamachia, mas seguimos trabalhando em busca da democracia e com a bandeira da cidadania acima de tudo. Os mais de 80 mil advogados e advogadas gaúchos dizem muito obrigado a ti, Lamachia, por todo o teu trabalho e tua dedicação na defesa dos interesses da advocacia e da cidadania. Te vendo ao lado da tua família, podemos comprovar que você tem a coisa mais importante para se ter sucesso profissional: o afeto, o carinho e a torcida dos que te querem bem”, destacou.

Lamachia falou sobre o orgulho de receber a honraria e da atuação à frente do CFOAB. “Me sinto muito emocionado de receber essa homenagem da advocacia gaúcha. Essa é uma honraria que divido com todos os advogados e as advogadas gaúchas. Jamais teria assumido a OAB nacional se não fosse essa força dos profissionais gaúchos do meu lado. Foram anos difíceis, com muitos embates, e, em todos os momentos, a Ordem dos Advogados do Brasil foi chamada a participar do debate político. E nunca nos omitimos. Exatamente com a visão de que temos que conduzir bem a nossa instituição, tendo em mente que a sua ideologia é a Constituição Federal”, ressaltou.

O homenageado destacou ainda as comemorações da profissão e a simbologia do dia 11 de agosto, Dia da Advocacia. “Não tenho a menor dúvida de que sem advocacia não há liberdade, sem liberdade não há democracia, sem democracia não há cidadania”, afirmou.
Lamachia foi o primeiro gaúcho a assumir o comando do Conselho Federal da OAB (2016-2019), após fazer história nas suas duas gestões na seccional do Rio Grande do Sul entre os anos de 2007 a 2012.

Foram 11 anos dedicados à atividade de classe. Entre as maiores conquistas estão: projetos de lei que foram incorporados ao novo Código de Processo Civil; as férias forenses; a vedação da compensação de honorários; a contagem de prazos em dias úteis; a natureza alimentar dos honorários; manutenção da advocacia no regime do Simples Nacional; e o fim do parágrafo 4º do artigo 20 do atual CPC.

Sob o seu comando, a Ordem se posicionou apartidariamente em defesa da democracia brasileira nos conturbados momentos da política nacional. Porém, conhecido pela capacidade do diálogo, teve interlocução ativa com o legislativo, o que foi fundamental para atuar na defesa dos interesses da advocacia e dos direitos dos cidadãos.

Lamachia assumiu lutas por causas importantes junto à sociedade, como o direito à saúde, debatendo a reforma trabalhista e a reforma da previdência, temas relacionados à defesa do consumidor, entre outras.

Na gestão da seccional gaúcha, ele realizou a aquisição do edifício sede da OAB/RS e trouxe o Projeto Nenhuma Subseção sem Sede. Nos seus cinco anos de gestão, inaugurou 18 prédios pelo interior do Estado, além de ampliar a estrutura de outros cinco.
Com um trabalho ímpar de gestão, conseguiu mudar o panorama da Ordem. Com dívidas e inadimplência altas, já no primeiro ano, Lamachia economizou R$ 70 mil em alugueis, condomínios e IPTU, adquirindo o prédio da atual sede da OAB/RS. Em 2012 foi eleito o melhor presidente de todas seccionais da OAB, com 93% de aprovação, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe).

 

Fonte: OAB/RS