Fórum dos Conselhos debate segurança pública do Rio Grande do Sul


19.06.19 | Advocacia

O Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul esteve reunido na manhã da quarta-feira (19). O presidente da OAB/RS e também do Fórum dos Conselhos, Ricardo Breier, coordenou o encontro que contou com a participação do vice-governador do Rio Grande do Sul e secretário de segurança pública, delegado Ranolfo Vieira Junior. A iniciativa ocorreu na Sala do Conselho Pleno da Ordem gaúcha.

Durante o encontro, Breier reiterou a forte atuação dos conselhos frente ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul: “Temos feito um trabalho significativo nesses primeiros seis meses que tem gerado resultados importantes e também uma aproximação com os três poderes do Estado”, disse. Além disso, o dirigente aproveitou a oportunidade para elogiar a iniciativa do Governo do RS por elaborar um projeto que seja voltado para a segurança pública: “É de suma relevância que possamos ter planos de Estado para conseguirmos ter uma efetividade maior, seja na segurança pública, seja em outras áreas tão importantes quanto a área do desenvolvimento da sociedade gaúcha”, pontuou.

Na ocasião, o vice-governador apresentou o RS Seguro, projeto desenvolvido que tem sido implementado desde o início de 2019, o qual tem como objetivo oferecer um Estado mais seguro e civilizado para investir. De acordo com Ranolfo, serão apresentados, nos próximos dias, dados da criminalidade no Rio Grande do Sul dos últimos dez anos: “Foi feita uma radiografia desse período, e ela apontou que 18 municípios somados representam 72% das mortes violentas. Além disso, essas cidades somadas representam 83% dos roubos em todo o estado gaúcho e também representam 89,3% dos roubos de veículos”, chamou a atenção. De acordo com o vice-governador, serão necessários aproximação e diálogo com esses municípios, para que se consiga combater de forma mais efetiva o aumento desses números.

O vice-presidente do Fórum dos Conselhos e presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS), Eduardo Neubarth, disse que é importante o trabalho de prevenção e elogiou a postura que tem sido adotada pelo Governo do RS: “São fundamentais a apresentação e a implementação do RS Seguro, ainda mais quando a política de estado está baseada, como vimos, em evidências a partir de diversos estudos”, apontou.

Texto: João Vítor Pereira
Fotos: Leonardo Kaller
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287-1821/1867
 

Fonte: OAB/RS