No aniversário de 87 anos, OAB/RS lança novo vídeo institucional


12.04.19 | Advocacia

Ao completar 87 anos de história, nesta quarta-feira (11), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Rio Grande do Sul - começa a escrever um novo capítulo de sua história. A trajetória marcante e de protagonismo da entidade tem como um de suas principais marcas o engajamento de advogadas e advogados gaúchos. Em nosso vídeo institucional, apresentamos uma das principais marcas da entidade: a aproximação com a advocacia gaúcha e com a cidadania – nossos serviços e nosso o propósito.

Confira o vídeo aqui ou final do texto.

“Desde cedo, a advocacia gaúcha compreendeu a importância de se ter uma entidade forte, representativa, aguerrida e atuante, para que a advocacia estivesse bem representada e tivesse seus pleitos atendidos”, destaca o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

“A advocacia do Rio Grande do Sul tem sua importância, tem sua força, ela representa a cidadania. A advocacia gaúcha dá voz ao cidadão. Por isso, a OAB/RS vai continuar se dedicando a dar mais e melhores condições de trabalho para os advogados e às advogadas”, pontua Breier.

O momento atual da Ordem gaúcha é de crescente engajamento da advocacia com a entidade, bem como com a Escola Superior de Advocacia (ESA) e com a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS). A participação das 106 Subseções acompanha esse crescimento com os profissionais, trazendo demandas de todas as regiões do Estado. “Seguiremos percorrendo o Estado para visitar a advocacia de todas as regiões, bem como trabalharemos para levar informação àqueles que não têm informação e criticam a nossa instituição. Para aqueles que ainda precisam enxergar a devida representatividade em nossa instituição. Precisamos aumentar o número de satisfeitos, e isso só se faz com a nossa dedicação e com o nosso trabalho.", ressalta Breier.

Plano de Valorização da Advocacia – segunda geração

Os 87 anos chegam com boas perspectivas. O Plano de Valorização da Advocacia chega à sua segunda geração, após terem sido conquistados os 21 itens da primeira. “É importante registrar o trabalho em equipe. Temos nossa diretoria, as comissões, presidentes de subseções e servidores engajados em realizar um trabalho de qualidade. As nossas conquistas são fruto desse esforço coletivo”, frisa Breier.

Ordem gaúcha: a nossa história

Tudo começou com o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) em 26 de outubro de 1926, com 169 juristas. O objetivo era o de congregar os bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais, ser repositório e órgão gerador da cultura do Direito, além de promover o aperfeiçoamento da justiça e da sociedade e, principalmente, de pugnar pela regulamentação da profissão de advogado. O primeiro presidente eleito foi Leonardo Macedônia, que posteriormente seria o primeiro presidente da OAB/RS.

A fundação do Iargs ocorreu 26 anos depois do surgimento da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, atual faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Na época, o objetivo da instituição era o de qualificar os advogados, já que eram poucos os cursos de Direito. O Instituto era, e ainda é, local de encontro da comunidade de Direito. Agrupou e entrelaçou todas as categorias da profissão: juízes, promotores, desembargadores, procuradores e advogados.

Desse encontro foi gerada a Ordem gaúcha, quando, no dia 11 de abril de 1932, foi organizada a seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil. Desde o seu início, a OAB/RS sempre se destacou como defensora da sociedade e da liberdade. Nas permanentes discussões, foram fomentadas ideias que vieram contribuir com a entidade em todo o território nacional. Uma delas foi a proposta enviada ao Conselho Federal para que fosse adotada a carteira de advogado como documento oficial da entidade.

Fonte: OAB/RS