Dia do Bibliotecário: 134 mil pessoas já utilizaram os serviços da biblioteca da ESA/RS


12.03.19 | Advocacia

Há 34 anos, a biblioteca Dr. Júlio Teixeira, da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), promove a atualização constante de seu acervo, já são mais de nove mil obras jurídicas disponíveis à advocacia gaúcha. Todo mês, ela aumenta o seu acervo, sempre acompanhando as mudanças em todas as áreas do Direito. De 1999 até fevereiro deste ano, mais 134 mil pessoas já utilizaram os serviços da biblioteca, que hoje está localizada dentro do OAB/RS Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, nº55 – Praia de Belas).

De acordo com o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a atualização do acervo da Biblioteca é constante, pois somente assim a advocacia fica fortemente informada, além de ser um dos compromissos da gestão da Ordem gaúcha. “A nossa busca é pelo aperfeiçoamento e pelo aprimoramento dos serviços, visto que, há quase um ano, inauguramos o OAB/RS Cubo, lugar onde temos uma estrutura feita para os advogados gaúchos. Oferecemos as melhores ferramentas, cursos e uma Biblioteca de qualidade para o aprimoramento do profissional e a atuação plena da classe.”, informou. 

A bibliotecária Jovita Cristina dos Santos, que organiza toda a estrutura há 22 anos, ressalta que a biblioteca é umas das melhores e mais atualizadas no que diz respeito ao mundo jurídico: “Temos qualidade sem igual e um acervo atualizado. Muitos advogados já nos informaram que só encontram livros atuais aqui”, afirma Jovita, que celebra a sua data, o dia 12, Dia do Bibliotecário.

É com alegria e orgulho que a diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer, também falou sobre a nova estrutura e o valor que a Biblioteca possui para a classe: “A atualização do conhecimento é constante aqui. Temos muitos advogados que vem aqui para ler, estudar, se informar, enfim, se aprimorar em sua área. Está tudo à mão dos profissionais e perto do Fórum. Qualquer dúvida que possam ter, é possível vir aqui e sanar. ”, argumentou. 

Raridade

Jovita tem um apreço muito grande pelas raridades da Biblioteca, uma delas é a obra de 1863 (Le Droit des Obligations). “Temos várias obras antigas, temos uma seção de obras raras, entre elas temos uma de 1917 (Pontes de Miranda. Direito de família), outra de 1931 (Ruy Barbosa e o Código Civil), 1933 (Diretos Reaes de Garantia: penhor, antichrese e hypotheca)”.

Advogados (as) na Biblioteca

Mensalmente, a advogada especialista em Direito Internacional, Márcia Abreu, busca atualização em sua área: “Gosto muito daqui. Eu retiro livros, geralmente na minha área, e sempre encontro livros novos, bem melhores do que aqueles que vejo em outras bibliotecas ”, ressaltou. 

Diariamente, o advogado, Luiz Otávio Tonello dos Santos, é o primeiro a chegar e o último a sair da Biblioteca. Ele está estudando para a prova de um concurso e só tem elogios quanto à estrutura: “Atendimento, espaço, estrutura, enfim, a biblioteca melhorou muito se comparada à da sede da Washington Luiz. Conheço vários lugares, e o local é ideal para pesquisar e me concentrar nos estudos. A localização favorece muito também, e recomendo aos meus colegas. O que eu preciso, eu encontro, pois há uma ótima variedade”, disse.

“Frequento a biblioteca desde sua abertura aqui no Cubo, e, em geral, tudo que eu preciso, em termos de livros, encontro aqui. Gosto bastante, da estrutura e do ambiente silencioso, facilitam bastante. Só gostaria que abrisse à noite, iria facilitar mais ainda”, destacou o advogado, Daniel Barreto.

A doutoranda em genética, Renata de Barros Ruas, vem constantemente à Biblioteca por indicação de um amigo, que é advogado: “Eu vim aqui por recomendação porque é um ambiente de estudos muito bom. Eu estudo, trago o meu computador, os meus livros. O acesso é fácil, gosto muito”, ressaltou.   

A advogada trabalhista, Tatiana Correa, também ressaltou a atualização do acervo: “Encontro tudo aqui. Uma outra área que pesquiso bastante são os estatutos comentados da Ordem. A estrutura aqui é boa, e os livros também”.

BRAILE

A Biblioteca da ESA/RS conta com a versão em braile do Estatuto da Advocacia e da OAB, e o Código de Ética e Disciplina, Volumes 1 e 2. A iniciativa é uma ação do Conselho Federal em favor das prerrogativas de todos os advogados e das advogadas.

FUNCIONAMENTO

O atendimento no OAB/RS Cubo é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18h30min, sem fechar ao meio dia. Fones: (51) 3287-1828 e (51) 3287-1838

ONLINE

Os advogados podem fazer consultas, reservas e renovação de livros pelo site:

http://oabrs.phlnet.com.br/cgi-bin/wxis.exe?IsisScript=phl84.xis&cipar=phl84.cip&lang=por

Top 10 da Biblioteca

1 - RIZZARDO, Arnaldo. Direito das sucessões. 10.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018. 829 p.

2- THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil: teoria geral do direito processual civil - processo de conhecimento - procedimento comum. 60.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. v.1. 1290 p.

3 - THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de direito processual civil: Procedimentos especiais - codificados (de jurisdição contenciosa e de jurisdição voluntária) de legislação extravagante. 53.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019. v.2. 1007 p.

4-  DIAS, Maria Berenice. Manual de direito das famílias. 12.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017. 798 p. ISBN 978-85-203-7095-7.

5- JUNQUEIRA, Gabriel José Pereira. Manual prático de inventários e partilhas. 11.ed. Leme/SP: Mundo Jurídico, 2015. 525 p.

6- NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de direito processual civil: volume único. 8.ed. São Paulo: JusPodivm, 2016. 1701 p.

7 - FARINELI, Alexsandro Menezes; ROSA, Edson Costa. Recursos no novo Código de Processo Civil. Leme/SP: Mundo Jurídico, 2017. 652 p.

8 - LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de processo penal - volume único. 5.ed. Salvador: JusPodivm, 2017. 1855 p.        

9 - MASSON, Cleber. Direito penal: parte geral - esquematizado (arts. 1º a 120). 11.ed. São Paulo: Método, 2017. v.1. 1118 p.        

10 - MARTINS, Sergio Pinto. Manual de direito do trabalho. 11.ed.. São Paulo: Saraiva, 2018. 382 p.        

          E-books

Fonte: OAB/RS