Lamachia é recebido com festa no Aeroporto Salgado Filho


04.02.19 | Advocacia

 Claudio Lamachia não sabe quantas vezes embarcou e desembarcou no Aeroporto Salgado Filho em razão de compromissos como presidente nacional da OAB. O primeiro gaúcho a comandar o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) realizou um trabalho ímpar no período de 1º de janeiro de 2016 a 31 de janeiro 2019. Mesmo sendo um presidente com obrigações federais – e assim o foi –, o Rio Grande do Sul sempre mereceu um olhar mais carinhoso e um gesto mais afetuoso de Lamachia.

Breve mais fotos 

Na noite desta sexta-feira (01), Lamachia repetiu todo um ritual assim que a aeronave em que estava – voo 3071 da Latam, que decolou de Brasília – parou no pátio do Salgado Filho. Desafivelou o cinto, deu uma respirada, organizou seus pertences pessoais e esperou a hora do desembarque. Sempre aberto ao diálogo, fez seus cumprimentos ainda dentro da aeronave e ingressou no finger para embarque e desembarque.

Dessa vez, contudo, Lamachia não estava sozinho. Veio acompanhado de outros advogados e advogadas gaúchos que foram até Brasília acompanhar a despedida de Lamachia do CFOAB, entre eles o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, organizador da surpresa. A semana foi absolutamente intensa, com a despedida do cargo, a eleição do sucessor no Conselho Federal, Felipe Santa Cruz, e a participação, ainda nesta sexta-feira, da abertura do Ano do Judiciário no STF.

Além de Breier, o irmão e conselheiro seccional Leonardo Lamachia também estava no voo, bem como os ex-presidentes da OAB/RS, Renato da Costa Figueira e Marcelo Bertolucci. É possível afirmar que ele veio escoltado pela advocacia gaúcha no retorno a sua querência amada.

Só que Lamachia não imaginava que uma movimentação diferente estava ocorrendo junto ao portão de desembarque do Salgado Filho. Numa surpresa, familiares, conselheiros seccionais, integrantes da diretoria e de comissões, servidores da OAB/RS, advogados e advogadas gaúchas foram recepcionar o presidente. Aos gritos de “Lamachia, Lamachia”, dezenas de amigos e admiradores vieram acolhê-lo. Emoção pura.

“Sempre fiz questão de lembrar que a minha chegada à presidência do Conselho Federal só foi possível com o apoio da advocacia gaúcha, das 106 Subseções, de milhares de colegas. Todos fazem parte dessa caminhada”, lembrou. “Gratidão é dívida que não prescreve, gratidão é a memória do coração”, completou. “É muito bom estar de volta. Aqui é a minha terra, aqui é oi meu chão”, discursou rapidamente.

Além de duas faixas preparadas especialmente para o momento – numa delas, a frase de agradecimento “ao melhor presidente da OAB” –um gaiteiro e um violeiro recepcionaram Lamachia ao som de Querência Amada, com alguns versos adaptados para o homenageado desta sexta-feira.

Para o atual presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esse momento mostra a importância da contribuição de Claudio Lamachia para a advocacia brasileira. “Ele é uma liderança natural. Comandou por seis anos a Ordem gaúcha e, agora, completa três anos comandando a OAB nacionalmente. É um grande legado”, frisa Breier.

Recentemente, no seu discurso de posso para o segundo mandato, Breier destacou que nenhum outro presidente da OAB enfrentou, durante seu mandato, dois pedidos de impeachment de dois presidentes da República. Primeiro, da presidente Dilma Rousseff e, na sequência, o do presidente Michel Temer. “O Lamachia, com sua habilidade, sua capacidade de manter a entidade coesa, conseguiu conduzir esses processos de forma democrática”, reforçou Breier.

O projeto de lei que criminaliza o desrespeito das prerrogativas é um dos compromissos de Lamachia que entram para a história. Da mesma forma, se avança na criminalização do exercício ilegal da profissão, alterando o Estatuto da Advocacia. 

Outra vitória da OAB foi a inclusão da advocacia no Supersimples, pleito antigo e que avançou de forma exitosa. O Diário Eletrônico da OAB, que tramitou no Congresso Nacional por quatro anos, passou a ser realidade em 2018, sendo mais um instrumento de eficiência e efetividade do meio jurídico.

Entre os amigos e colegas que foram recepcionar Lamachia, estava a conselheira seccional Márcia Schwantes. Ela veio de São Leopoldo para recepcionar o sempre presidente. “Ele é uma referência, um norte para a advocacia. Uma das lições que aprendi com ele é de sempre buscar o encontro ao confronto. E, dessa forma, também procuro levar adiante essa orientação no meu trabalho dentro da OAB/RS”, destacou.

O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Francisco José Moesch também foi ao Salgado Filho. Amigo de longa data, ele ressaltou as virtudes de Lamachia. “Ele fez uma gestão história na OAB, assim como tinha feito nos dois mandatos na Ordem gaúcha. Um homem que batalhou pelo respeito à Constituição, lutou pela defesa do Estado Democrático de Direito, fortaleceu a advocacia e todos os atores do Judiciário”, salientou Moesch. “Na sua trajetória de dirigente de Ordem, cabe ressaltar sua luta contra a corrupção. Sempre valorizou e respeitou a todos, dos servidores às mais altas autoridades”, elogiou. “Grandes desafios ainda virão para Claudio Lamachia”, vaticinou Moesch.

Claudio Lamachia encerra seu período à frente da presidência nacional da OAB tendo cumprindo com êxito sua missão. Ele está de volta ao Rio Grande do Sul. A recepção que o Aeroporto Salgado Filho testemunhou na noite desta sexta-feira é um inquestionável atestado do quanto ele representa para a advocacia gaúcha e brasileira.

Seja bem-vindo, de volta ao lar, Claudio Lamachia!

Fonte: OAB/RS