CMA produz vídeo em alusão ao Dia da Consciência Negra


22.11.18 | Advocacia

A Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, a partir do Grupo de Trabalho Gênero e Raça, produziu um vídeo em alusão ao Dia da Consciência Negra. A data busca a reflexão sobre a desigualdade e a participação da população negra na sociedade brasileira.

No Brasil, a população negra representa 54,9% de acordo com dados do IBGE de 2017, porém é a mais prejudicada no país, sofrendo com os maiores níveis de desemprego, de homicídio, de mortalidade infantil e com os menores índices de escolaridade e de renda. Para debater tais questões, temos nossa Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto, dedicada à defesa dos direitos humanos; à discussão com autoridades públicas sobre eventuais violações de direitos humanos e à promoção de eventos culturais, com o fim de promoção e divulgação dos direitos humanos.

A seccional gaúcha, desde 2015, tem instaurada nossa Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Rio Grande do Sul. Após a iniciativa da seccional gaúcha, as seccionais de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul também instalaram comissões similares em seus respectivos estados.

Fonte: OAB/RS