Banco que perdeu contrato terĂ¡ de indenizar cliente por danos morais no ParanĂ¡


10.10.18 | Dano Moral

Um banco que perdeu documentos de contrato terá de indenizar cliente por danos morais no importe de 8 mil reais. Assim decidiu juíza leiga Anna Paula Kotwica Jardim, ao entender que a instituição bancária foi diligente na guarda dos documentos. Decisão foi homologada pela juíza de direito do 1º JEC de Curitiba/PR, Roseana Ceschin Gomes do Rego Assumpção.

O autor conta que ajuizou uma ação de exibição de documentos após ter negado acesso a documentos relativos a um contrato com o banco que resultou na negativação de seu nome. A ação de exibição de documentos foi julgada procedente. O banco, por sua vez, não cumpriu a ordem judicial, confessando que "o contrato objeto da presente ação não foi localizado" e, portanto, seria impossível atender à ordem. O cliente, então, ingressou com uma ação de indenização por danos morais. A instituição, por sua vez, afirmou inexistir ato ilícito capaz de ensejar o dever de indenizar.

Mas a juíza leiga Anna Paula Kotwica Jardim entendeu pertinente o pedido. Para ela, restou caracterizada a falha na prestação de serviço. "É evidente o transtorno causado pelo réu, que não foi diligente na guarda dos documentos firmados pelo autor." Ela concluiu pela aplicação da responsabilidade objetiva, ou seja, de que o banco deve responder pelos danos independentemente de prova de culpa.

“O requerido busca se eximir das suas responsabilidades enquanto prestador de serviços, mas fica evidente que não existiu a devida cautela no dever de guarda dos documentos do autor. Por isso, deve responder pela falha na prestação dos serviços, uma vez que responde de forma objetiva."

A indenização foi fixada em 8 mil reais.

Processo: 0009262-62.2018.8.16.0182

Fonte: Migalhas