Breier leva conscientização do voto a moradores da Restinga, na capital gaúcha


05.10.18 | Advocacia

A campanha Vote Consciente chegou a um dos bairros mais populosos de Porto Alegre. Na tarde desta quinta-feira (04), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, esteve reunido com moradores de um condomínio popular para levar mensagem sobre o planejamento, conscientização e importância do voto. “Essa é uma das campanhas mais importantes dentro da Ordem, e que está apenas começando. Esse contato com as comunidades, lembrando sobre o papel dos eleitores e a importância de eleger bons representantes na política”, destacou Breier.

O presidente da Ordem gaúcha esteve acompanhado de um dos coordenadores da campanha, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/RS, Paulo Moreira Cardoso de Oliveira e dos integrantes da Comissão de Direitos Humanos, Aline Eggers e Leandro Soares, que articulou o evento na Restinga. O encontro foi realizado no salão de festas de condomínio residencial, que tem cerca de 1.000 moradores.

Na sua explanação, Breier lembrou que o protagonismo das eleições deve ser do eleitor. “Passamos muitas décadas calados, sem liberdades. Temos de ocupar nossos espaços. Se temos muitos problemas se repetindo, precisamos ter mudanças dos nossos gestores e das pessoas que elegemos”, lembrou. O presidente destacou o projeto OAB Vai à Escola, que vem sendo colocado em prática pela entidade. “Temos de pensar qual o futuro que vamos deixar para nossas crianças. É um processo que leva tempo. Estamos começando uma caminhada para destacar a importância da cidadania e da dignidade para todos os brasileiros”, comentou.

Para Paulo Moreira Cardoso de Oliveira, é fundamental que sejam eleitos políticos honestos para afastar os problemas de corrupção no ambiente da política. “O eleitor é que faz a sua escolha. Temos a liberdade de indicar nossos candidatos”, salientou. O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem gaúcha reforçou o protagonismo de cada cidadão. “É importante participar desse processo”, reforçou.

Aline Eggers fez questão de lembrar que o voto é secreto. “Quando votamos, determinamos que aquela pessoa será a nossa voz nas decisões a serem tomadas. A responsabilidade é grande”, frisou. Ela acrescentou que cada cidadão brasileiro tem direitos assegurados pela Constituição, entre eles, o direito ao voto. “Temos de fazer boas escolhas para que sejamos bem representados. Ninguém pode tirar o poder de decisão de cada eleitor”, reforçou.

No encontro na Restinga, foram apresentados os dois vídeos oficiais da campanha Vote Consciente da OAB/RS. E também o clipe da campanha com a rapper Negra Jaque.

LANÇAMENTO

A campanha Vote Consciente da OAB/RS foi lançada nacionalmente, no dia 8 de agosto, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Em âmbito regional e nacional, tem por objetivo promover a conscientização dos eleitores sobre a importância do voto, bem como subsidiá-los de informações para que possam fazer uma escolha segura nas urnas no próximo pleito.

Estão sendo realizadas ações para combater o compartilhamento de fake news pelos advogados gaúchos, a desmitificação do voto nulo e branco, além de proporcionar subsídios para que o eleitor planeje seu voto.

No Rio Grande do Sul, à frente da iniciativa, estão: o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier; o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Paulo Moreira Cardoso de Oliveira e a conselheira seccional Fabiana Barth. A organização do projeto está sob a liderança da equipe de Comunicação Social da OAB/RS.

A campanha conta com os seguintes apoiadores: Tribunal Regional Eleitoral, Federasul, Fecomércio, FCDL, Federação Gaúcha de Futebol, lideranças comunitárias, Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, Sport Club Internacional, Fórum dos Conselhos de Profissões Regulamentadas, veículos de Comunicação do RS, ESPM, Theatro São Pedro, entre outras instituições.

Fonte: OAB/RS