Em parceria com a OAB/RS, Projeto Pescar capacita profissionalmente jovens em vulnerabilidade social


04.10.18 | Advocacia

Oferecer uma oportunidade de receber uma formação profissional gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade social é um dos objetivos do Projeto Pescar que, desde o ano de 2017, conta com a parceria da OAB/RS e da Escola Superior da Advocacia (ESA). Para acolher os interessados em fazer voluntariado e tirar dúvidas sobre as atividades, a diretora-geral da ESA, Rosângela Herzer dos Santos, e a educadora responsável pela segunda turma, Valéria Neutzling, realizaram uma reunião e conversaram com os voluntários na manhã desta terça-feira (02), na OAB/RS Cubo.

Os voluntários ajudarão nas aulas, que começam na segunda-feira (08), também, no OAB/RS Cubo. Eles realizarão o curso de Iniciação Profissional em Serviços Administrativos, com ênfase em aspectos ligados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), e sobre atividades do dia a dia nos escritórios jurídicos. Quem tem interesse em ser voluntário, mande um e-mail para: [email protected].

A primeira turma, que se formou em dezembro do ano passado (2017), tem, atualmente, a maior parte dos seus jovens empregados. A partir deste semestre, o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista terá duas turmas de jovens em iniciação profissional. Além das aulas, que já ocorrem na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), a nova classe será acolhida na OAB/RS Cubo.

Os apoiadores

A Comunidade Jurídico-Trabalhista é composta por quatro instituições que atuam nessa área: a OAB-RS, a ESA, o TRT-RS, o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS). Além de estimular o voluntariado dentro das instituições, cada um dos parceiros atua com uma função específica: a ESA e o TRT-RS fornecem espaço para a realização das aulas, o MPT-RS auxilia no custeio do projeto, a CAA/RS é responsável pela contratação e pagamento dos professores, e a OAB-RS tem um papel fundamental de promover a empregabilidade dos jovens.

ESA: “Parceria abre um novo caminho para esses jovens”, afirmou Rosângela

Rosângela, diretora-geral da ESA, afirma que a parceria com o Projeto Pescar é muito importante, pois abre um novo caminho para os jovens. “Que, além de receber capacitação técnica, ganham a oportunidade de conhecerem outras ‘portas’ para o mercado de trabalho”, garantiu. “ESA faz questão de ceder seu espaço físico para as aulas, acreditamos na importância social de contribuir. Esses jovens vão, além de se qualificar profissionalmente, aprender valores para seu desenvolvimento pessoal, indispensável para a formação do caráter de um cidadão”, reiterou.

Projeto Pescar

A iniciativa oferece uma opção de qualificação socioprofissionalizante, para promover a entrada de jovens no mundo do trabalho. O projeto pedagógico das aulas está baseado na participação de voluntários, visando ao desenvolvimento de competências pessoais e habilidades profissionais.

Para ser voluntário, não é necessário atuar toda semana no projeto. O educador responsável organiza a grade curricular de modo a acomodar os conteúdos básicos, previstos na formação, e a disponibilidade dos voluntários, de modo que seja possível participar dentro da disponibilidade de tempo de cada um. Entre as áreas abordadas no curso destacam-se as seguintes:

•             Empreendedorismo;

•             Comunicação e Tecnologia;

•             Introdução e Planejamento Organizacional;

•             Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas;

•             Introdução à Contabilidade;

•             Introdução à Logística;

•             Atendimento e relacionamento com o cliente;

•             Noções básicas sobre organizações de eventos;

•             Meio Ambiente e Ecologia;

•             Saúde pessoal;

•             Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

 

Fonte: OAB/RS, com contribuição da Assessoria de Comunicação do TRT4

Fonte: OAB/RS