“Seguiremos unidos, pois devemos honrar a história da OAB/RS”, destaca Breier na abertura do VI Colégio de Presidentes de Subseções


28.09.18 | Advocacia

“O ciclo de uma gestão termina, mas a OAB não termina. Vamos seguir juntos, pois não podemos, jamais, desonrar os homens e mulheres de Ordem que construíram a história dessa instituição”, disse o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, aos 106 dirigentes de subseções de todo o Rio Grande do Sul, reunidos com as diretorias da seccional, da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), da Escola Superior de Advocacia (ESA/RS) e dos conselheiros federais e seccionais na abertura do VI Colégio de Presidentes de Subseções, sediado em Agudo e Santa Maria.

A fala de Breier foi marcada pela exaltação das conquistas e do trabalho coletivo realizado até o momento, mas, principalmente, por agradecimentos. “Não poderia deixar de agradecer, essa é a palavra que impera, aqui, hoje: agradecimento. Estarmos aqui é reflexo de um trabalho conjunto de todos vocês, pois as vitórias são fruto da nossa união”, destacou. “É a nossa união que faz, pelo segundo ano consecutivo, a OAB ser eleita a instituição de maior credibilidade entre os gaúchos”, pontuou.

“Quero saudar e agradecer, primeiramente, ao presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, pois, foi a partir de uma construção de renovação do diálogo e de redemocratização, que o presidente Claudio Lamachia, a partir de 2007, construiu a solidez institucional da OAB do Rio Grande do Sul tal como temos hoje. Lamachia soube reconquistar a dignidade que a nossa instituição tem. Isso é fruto do princípio do encontro e não do confronto”, afirmou Breier.

Agradeceu, portanto, aos dirigentes da seccional. “A obra é coletiva, ainda que pensemos diferentes e possamos debater arduamente, sempre, acima de tudo está o respeito à instituição OAB sempre imperou. Breier agradeceu, então, a sua diretoria. “Agradeço a parceria, o comprometimento e o respeito à instituição OAB”. Ressaltou, então, a importância de cada um dos dirigentes da seccional, bem como da Caixa de Assistência dos Advogados e da Escola Superior da Advocacia.

“Vamos seguir unidos. Não podemos, jamais, desonrar homens e mulheres de Ordem que construíram a história dessa instituição. Todos nós temos a missão de tornar o nome da OAB cada vez mais forte. O Brasil vai precisar, pois estamos divididos e não sabemos o que fazer. Não sabemos o que pode acontecer”, destacou Breier.

Assim como a advocacia, a sociedade civil vai precisar dessa instituição. Por isso, ressalto: precisamos de união, de responsabilidade, precisamos pensar na Ordem, na instituição como um todo. Vamos discordar, sim, mas vamos seguir caminhando juntos, sempre. Temos esse dever e não podemos jamais abrir mão da nossa própria história”, falou.

“Que possamos representar a advocacia cada vez mais com intensidade. Podendo acolher aquele advogado que está precisando. Temos de estar de braços abertos para receber todos os advogados na nossa instituição. Os dias têm sido difíceis, as prerrogativas da advocacia têm sido violadas, por isso a instituição OAB tem que dar força ao advogado. Temos que ter orgulho de ser advogados e, como dirigentes, temos o dever único de levar adiante a bandeira da advocacia e da liberdade”, finalizou o presidente da seccional gaúcha.

Fonte: OAB/RS