“Os advogados e advogadas são representantes incansáveis nas defesas das lutas em nome da cidadania e dos direitos fundamentais.”, destacou Breier em Sessão Magna


10.08.18 | Advocacia

“Essa solenidade possui uma das maiores representatividades na OAB/RS. A Sessão Magna reconhece e homenageia advogados e advogadas que fazem parte da história da advocacia gaúcha, ao mesmo tempo que abre as portas para os colegas que ingressam na instituição como profissionais”. Foi assim que o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou o protagonismo e a representatividade da advocacia gaúcha em sessão magna alusiva ao Dia do Advogado, nesta quinta-feira (09). A homenagem fez lotar as cadeiras do auditório do Teatro do Bourboun Country de advogados, em celebração aos 191 anos da implementação dos cursos de Direito no País.

Breier ressaltou a felicidade do momento, “É, sobretudo, um momento de reconhecimento”, disse. “Tenho como inspiração e crença que a memória constitui um campo fértil para os homens e mulheres que se dedicam pelo seu exemplo, não só no exercício profissional, mas como representantes incansáveis nas defesas das lutas em nome da cidadania e dos direitos fundamentais. O campo histórico é um dos mais sólidos alicerces para seguirmos todos, homens e mulheres de ordem, na nossa missão que a advocacia e a sociedade esperam.”

Nesse sentido, o dirigente da seccional gaúcha citou presidentes que passaram ela seccional. Ruy Barbosa, Leonardo Macedônia, Osvaldo Vergara, Fernando Krieger da Fonseca, Cléa Anna Maria Carpi da Rocha, Luiz Felipe Lima de Magalhães, Renato da Costa Figueira, Luiz Carlos Levenzon, Marcelo Bertoluci e Claudio Lamachia. Breier enumerou, então, inúmeros atos realizados por cada um dos presidentes. “Como é bom relembrar, reconhecer, estar vivo para testemunhar e passar para as futuras gerações a história da militância dos grandes advogadas e advogadas na sua atuação em prol da advocacia e da cidadania”, destacou.

Aos colegas jubilados, Breier afirmou: “sabemos que muitos dos senhores e das senhoras iniciaram a advocacia em tempos difíceis, numa época em que foi instaurada, a partir do golpe militar, a ditadura que restringiu os direitos individuais do cidadão e interferiu nas decisões judiciais. Foi nesse cenário vocês estudaram e concluíram a faculdade de direito. Desde então muita coisa mudou. Todos vocês viram a democracia vencer a ditadura, bem como passaram a ter a liberdade de ir e vir, de se expressar e ter a religião que quisessem, viram a máquina de escrever dar lugar ao computador e o e-mail substituir o velho e complexo aparelho de fax. Mais do que isso, viram o seu ofício reconhecido constitucionalmente através do artigo 133 da Constituição Federal tratando o advogado como indispensável a administração da Justiça. Hoje, é uma noite de reconhecimento, de transição, pois vocês seguiram sempre acreditando na advocacia e estão aqui hoje recebendo essa homenagem”, pontuou.

“Digo com orgulho e emoção, aos colegas que recebem a Comenda Oswaldo Vergara, que vocês representam a advocacia gaúcha. Com a sua ética e no ensinamento aos novos advogados. Assim como, no processo justo e incansável na defesa dos direitos fundamentais. Vossas excelências hoje representam a luta diária do presente da advocacia, por isso o merecido reconhecimento pela dedicação e pela luta de acreditar permanentemente na advocacia”, afirmou Breier.

Aos colegas que receberam a distinção de Advogado Emérito, Noli Schorn e Getúlio Pereira dos Santos, Breier agradeceu aos valorosos serviços prestados e por terem sido sempre homens de Ordem que o ensinaram a levar um sorriso mesmo diante dos problemas mais difíceis da vida.

“Por fim, aos novos colegas, peço licença que recomendar que sigam os exemplos de história que apresentamos aqui. Comprometimento, ética, dedicação são valores fundamentais. Sigam esses exemplos, pois aqui temos exemplos de gerações do passado do presente que fortalecem as gerações futuras para dar continuidade ao trabalho”, ressaltou Breier.

“Que essas vidas dignas profícuas e éticas sirvam como fonte de reconhecimento dos senhores ao longo de sua vida profissional. Sejam bem-vindos. Sentimento de gratidão a todos que passaram e aos que escreverão o futuro da advocacia. Pela união, pelo fortalecimento e, acima de tudo, pelo grande comprometimento de exemplo aqui vivido, para que tenhamos dias melhores para a advocacia e para a cidadania brasileira”, finalizou o dirigente.

 

 

Fonte: OAB/RS