Casa da advocacia gaúcha completa nove anos


02.07.18 | Advocacia

No mundo do futebol, existe um fenômeno histórico que repetidamente se confirma. Envolve clubes e suas “casas”. Ao redor do mundo, a construção de um novo palco futebolístico ou a transformação dos estádios em modernas arenas antecipa uma era de feitos e conquistas. São exemplos no Brasil e exterior. Resumindo: um novo estádio representa um ciclo vitorioso.

A OAB/RS experimentou esse mesmo fenômeno. Na noite de 5 de junho de 2009, a Ordem inaugurava sua nova – e atual – sede. Foi um marco, um divisor de águas na vida da entidade. “Concretizamos um sonho de muitas décadas, que era resgatar a dignidade da advocacia gaúcha. A OAB/RS passou a ter sede própria, passando a trabalhar ainda mais forte não apenas pela advocacia, mas também pela sociedade”, destaca o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, que era o presidente da OAB/RS no período da inauguração. “O prédio representa a grandeza da instituição, da advocacia gaúcha e também do nosso povo”, reforça.

Deixando para trás o pagamento de aluguéis em diferentes prédios da capital gaúcha – alguns em situação decadente –, a OAB/RS se posicionou num novo patamar a partir do prédio da rua Washington Luiz, 1110, no Centro da capital, com cerca de 5,5 mil metros quadrados. Essa condição de infraestrutura conjunta, num prédio moderno, amplo e respondendo aos anseios da advocacia gaúcha impulsionou uma série de novos investimentos. “Foi um feito marcante. A partir de 2009, a OAB gaúcha ingressou num ciclo virtuoso de novas conquistas, que seguimos dando continuidade na nossa gestão”, frisa o atual presidente da OAB/RS, Ricardo Breier.

Na mesma linha, o atual tesoureiro da OAB/RS, André Sonntag, destaca a escolha do endereço. “Além de um edifício moderno, localizado a poucos metros do centro jurídico de Porto Alegre, a advocacia gaúcha viu a materialização do retorno da dignidade dos advogados, que já se iniciara com a gestão de Claudio Lamachia”, frisa. “É um prédio estratégico. A OAB centralizou todos os seus setores administrativos em um único local, capaz de atender com excelência a classe dos advogados (as) e demais pessoas que ali necessitem ir”, completa Sonntag.

Essa nova organização da OAB/RS, qualificada a cada nova gestão desde Claudio Lamachia, vem garantindo fôlego renovado para que a entidade possa alçar voos cada vez mais elevados. “Essa condição vem sendo fundamental para planejar novos investimentos. Esta nova sede é a base para expansão e melhorias em todo Estado”, reforça Breier. “Com um prédio cuidado e mantido com seriedade e afinco, temos buscado garantir eficiência nos serviços prestados, assim como dedicar os recursos da OAB em mais de salas de Foros em todo Estado, além de construções e aquisições de novas sedes de subseções, investimentos na ESA, além de tantos outros investimentos em reforma e manutenção de Subseções no interior”, complementa Sonntag.

 INVESTIMENTOS DA OAB/RS BENEFICIANDO A ADVOCACIA GAÚCHA

- Construção de inúmeras sedes de Subseções da OAB/RS em todas as regiões.

- Mais de 270 salas da OAB/RS espalhadas nos Foros do Estado totalmente equipadas.

- Na CAA/RS, aquisição e disponibilização de salas e computadores no TREND (espaço pensado e executado visando unicamente a serviços e atendimento aos advogados gaúchos)

-  Alinhada com questões de sustentabilidade, sem esquecer a durabilidade, a OAB/RS inaugurou duas subseções cuja construção se deu através de sistema construtivo inovador, pois além de muito rápido (a subseção de Santiago foi construída em menos de 50 dias) trata-se de construção limpa e com uma cultura toda voltada à sustentabilidade e economia.

- OAB CUBO - Mais de 1800 metros em espaço nobre recém-inaugurado dedicado à especialização e educação. A ESA ganhou salas modernas preparadas para EAD, além de um auditório para 300 pessoas para que sejam realizados congressos e palestras voltadas à advocacia gaúcha.

- No CUBO foram ampliados os serviços do SAAI - Serviços de Atendimento ao Advogado do Interior) e foram centralizados todos os serviços de atendimento e protocolo

- Novas instalações da Ouvidoria e da Casa da Mediação

- Ampliação dos serviços das comissões. Exemplo: A Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (CDAP) recebeu veículo para atendimento das demandas, além de inúmeros eventos das comissões, tantos internos como externos.

Fonte: OAB/RS