II Congresso Internacional de Mediação da OAB/RS: mediação é realidade ou utopia?


08.06.18 | Advocacia

A mediação surge como uma alternativa para alcançar a solução de conflitos, de maneira extrajudicial, e por meio de um convite à reflexão e negociação. Agora, a mediação é realidade ou uma utopia? É justamente para encontrar respostas, ou levantar novas questões sobre o tema, que a OAB/RS promove o II Congresso Internacional de Mediação nos dias 11 e 12 de junho. O evento, que ocorre na seccional gaúcha, vai trazer profissionais de diversos países para os debates, entre eles Estados Unidos, França, Argentina e Espanha.

O congresso reunirá algumas das principais autoridades mundiais que tratam de assuntos em suas mais variadas especificidades. Serão debates, oficinas (com dinâmicas de grupo e práticas simuladas dos meios de resolução de conflitos), mesas redondas e momentos para apresentação de artigos científicos. O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, também participará do evento.

Na programação, entre os temas abordados estão: Mediação no Contexto Gaúcho, As Câmaras Privadas no Brasil, Câmaras Internacionais, Mediação no Ensino Jurídico, Administração Pública e a Mediação, apresentação de trabalhos científicos e ainda oficinas. As inscrições podem ser feitas pelo http://portaldoaluno.oabrs.org.br/ .

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, diz que a mediação é fundamental e inovadora para a soluções de conflitos, registrando que ela e a arbitragem são instrumentos que vêm crescendo nos últimos anos: “A Ordem tem um compromisso indispensável com a defesa do Estado Democrático de Direito, dos direitos humanos e da cidadania. É pela Casa de Mediação que a Ordem demonstra, de forma plena, esse compromisso com a cidadania”, frisou.

O presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR), Ricardo Dornelles, explica que, neste ano, o evento pretende inaugurar uma dinâmica de interlocução em escala internacional e nacional, esclarecendo pontos relevantes e vantajosos na sua utilização. “Durante o encontro, queremos promover a conscientização sobre as vantagens em utilizar a Mediação na resolução de seus conflitos internos e externos, além de reunir e promover intercâmbio entre especialistas reconhecidos”, fala.

Para saber como participar da apresentação de trabalhos científicos, acesse aqui:

Regulamento para Apresentação de Trabalhos e Submissão de Artigos - II Congresso Internacional de Mediação da OAB/RS

Saiba mais

Mediação é especialidade da OAB/RS: foi pioneira no tema ao lançar a Casa de Mediação em 2011

A OAB/RS atua com essa prática desde 2007, quando criou a Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) e, logo depois, com a inauguração da Casa de Mediação da OAB/RS, em 16 de março de 2011, iniciativas pioneiras no País. Essa Casa tem natureza social, visa a ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade social e econômica à Justiça, bem como a fomentar as práticas complementares de resolução de conflitos, com ênfase na Mediação.

O foco principal é o de preparar os advogados para uma visão mais humanista da forma de lidar com os conflitos dentro de seus escritórios, de maneira que não seja necessário judicialização. Também, no local, são oferecidos cursos para capacitação e qualificação de mediadores.

Os atendimentos de mediação são feitos pessoalmente, somente por hora marcada, conforme disponibilidade do mediador e das partes. A casa atende advogados e/ou a população com renda de até três salários mínimos. O advogado pode assessorar seu cliente também, mesmo sendo causa extrajudicial, o que é de grande importância para a mediação.

Fonte: OAB/RS