“O antídoto para nos libertarmos é a informação”, declara Breier em encontro em Sapucaia do Sul


01.11.17 | Advocacia

“O antídoto para nos libertarmos é a informação”. Esse foi um dos caminhos apontados pelo presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, durante a palestra “Brasil, Liberta-te! O papel da OAB em tempos de crise”, promovida pela subseção de Sapucaia do Sul em parceria com a Associação Comercial Industrial de Sapucaia do Sul (ACIS) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do município. O encontro ocorreu ao meio-dia desta terça-feira (31), na sede social da CDL.

Em sua manifestação, Breier fez uma narrativa sobre as razões pelas quais a sociedade não consegue tomar para si a política: “Por que não assumimos a frente para mudar essa crise ética? Foram 400 anos em que não pudemos dizer nada, desses, 21 anos em que, ao questionar, fomos torturados e mortos. Hoje, os bons políticos são calados por um sistema de natureza patrimonialista, e vivemos uma das crises mais graves dessa República”.

Para romper essa questão antropológica, o dirigente sugere que isso só será possível por meio do voto consciente: “A partir de 2018, vamos, juntamente com as nossas 106 subseções, e as entidades, instituições e associações, lançar a campanha ‘Voto Consciente’, que objetiva levar informação ao cidadão. Vamos trabalhar, a partir desse pacto, para mudar o cenário político, pois temos o sonho de tentar, pelo voto, a transformação”, referiu.

Prestigiaram o encontro: o presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Roger Dorneles; o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul, Douglas Santin; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sapucaia do Sul, Mauro Sauthier; o representante da Câmara de Vereadores de Sapucaia do Sul, vereador Cleber Rachel; a conselheira seccional, Neusa Bastos; o presidente subseção de Esteio, Higidio Dassi; a presidente da subseção de Canoas, Eugenia Reichert; a ex-presidente da subseção de Sapucaia do Sul, Nelmi Scherer; o delegado CAARS, Susan Rocha e o comandante do 33º BPM, Silvio Engelsing.

Fonte: OAB/RS