Mensagem do presidente da OAB/RS aos advogados gaúchos, publicado no jornal Diário de Canoas


11.08.17 | Advocacia

Confira o artigo do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, na edição desta sexta-feira (11) no jornal Diário de Canoas. 


Mensagem aos advogados - Ricardo Breier - Presidente da OAB/RS

Neste 11 de agosto comemoramos o Dia do Advogado. Em tempos tão frenéticos, de rotinas agitadas e constantes oscilações, destinar um tempo para refletir e fazer avaliações é fundamental. Precisamos ter essa capacidade de nos afastar minimamente dos ambientes que fazem parte do nosso cotidiano, como foros, escritórios e tribunais, para compreender para onde caminha a advocacia. 

Os tempos são desafiadores. Não bastassem os cenários político e econômico angustiantes no país, há ameaças às garantias conquistadas com muito esforço pelos advogados. A vigilância da OAB/RS é permanente. Nossa entidade se fortalece na adversidade e se posiciona como protagonista na defesa das prerrogativas da categoria. 

Este Dia do Advogado é o momento para destacar grandes conquistas para a categoria. Duas delas merecem um registro especial. A primeira foi aprovada pela Assembleia Legislativa em julho: a isenção de custas a execução de honorários advocatícios, beneficiando quase 90% dos advogados gaúchos. A Lei 15.016, que "Trata de alterações na Lei n° 14.634 de 15 de dezembro de 2014, instituindo a Taxa Única de Serviços Judiciais", ela foi sancionada pelo governador em julho após a aprovação pelos deputados estaduais. A segunda vitória é a garantia da publicação do nome do advogado em todos os alvarás trabalhistas, decisão do Órgão Especial do TRT4 que, de forma unânime, acolheu o posicionamento defendido pela OAB/RS

Estamos trabalhando arduamente para defender e valorizar cada vez mais o advogado. O Plano de Valorização da Advocacia, colocado em prática em março deste ano, é mais um salutar exemplo. (...). Neste Dia do Advogado, temos muito com o que nos orgulhar e também comemorar. Comemore seu dia, advogado! 

Fonte: OAB/RS