Breier destaca, em Lajeado, fim do foro privilegiado e protagonismo das entidades de classe


14.07.17 | Advocacia

“As entidades de classe precisam agir. Neste momento de instabilidade, a sociedade busca suporte nas organizações da sociedade civil”. Essa foi uma das avaliações do presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, durante a reunião-almoço promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) e subseção de Lajeado da OAB/RS. No encontro, realizado no Salão de Eventos da ACIL praticamente lotado, Breier apresentou a palestra “Brasil, Liberta-te! O papel da OAB/RS nas crises e garantia dos direitos do cidadão”.

O presidente da Ordem gaúcha lembrou que os dois poderes que dão sustentação ao Estado Democrático de Direito, Executivo e Legislativo, sofrem com denúncias e investigações envolvendo muitos de seus representantes. O Judiciário, por sua vez, vem servindo como a última barreira antes da desestruturação da democracia. “A OAB/RS busca manter as garantias e proteger os direitos dos cidadãos. Temos debates internos fortes, mas as bandeiras políticas ficam em segundo plano. A Ordem busca manter as garantias dos cidadãos”, destacou.

Breier também destacou um posicionamento importante da entidade: o fim do foro privilegiado para a classe política. “É algo que está em discussão no STF. São dezenas e dezenas de casos esperando julgamento. Isso precisa ser modificado”, frisou. O presidente também comentou que a política ainda é o melhor caminho para os debates envolvendo o país, e que as entidades devem cobrar e fiscalizar seus representantes. “Temos bons políticos. Ocorre que eles estão sendo sufocados por práticas negativas”, ponderou. Ele lembrou que em 2018 a OAB/RS desenvolverá uma grande campanha para que a população tenha mais informações e possa escolher seus candidatos com mais fundamentação.

Prestigiaram a palestra: o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), Miguel Arenhart; o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; a presidente da Subseção de Lajeado, Alessandra Glufke; o vice-prefeito da Subseção de Lajeado, Ronaldo Eckhardt; o presidente da Subseção de Encantado, Nei Antônio Di Domênico; o presidente da Subseção de Estrela, Gentil Krahl; o vice-presidente da Subseção de Estrela, Rafael Godini; o diretor do Foro da Seção Judiciária de Lajeado; o juiz federal Mauro Sbaraini; o diretor do Foro de Lajeado, juiz Luiz Antônio de Abreu Johnson; o presidente do Observatório Social de Lajeado, Fernando Arenhart; o conselheiro seccional da OAB/RS Daniel Horn; além de dezenas de advogados e empresários.

Fonte: OAB/RS