Desembargadora investigada Ă© afastada por seis meses pelo STJ antes do oferecimento da denĂșncia


16.06.16 | Criminal

A decisão se dá porque a desembargadora é investigada por envolvimento com uma organização criminosa de tráfico de drogas.

A Corte Especial do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu afastar por seis meses, prorrogáveis por mais seis, uma desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas que é investigada por envolvimento com uma organização criminosa de tráfico de drogas. O Ministério Público Federal sustentou no pedido de afastamento os fortes indícios de ocorrências de crimes na atividade do Poder Judiciário local, com envolvimento de magistrados, serventuários, advogados, todos atuantes no sentido de recolher valores para comprar liberdade de traficantes de drogas que se encontravam presos.

O relator do inquérito, ministro Raul Araújo, destacou que o caso de afastamento é excepcional. Segundo o relator, ainda que não tenha havido o oferecimento de denúncia, há de se considerar a gravidade dos fatos, e a necessidade de garantir a segurança e confiança que a sociedade deve ter no conteúdo das decisões. A decisão da Corte Especial foi unânime.

Fonte: Migalhas